03 outubro 2013

Cláudia Regina é afastada e Alex Moacir assume Prefeitura de Mossoró

Afastamento imediato foi determinado pela juíza Ana Clarisse Arruda; prefeita cassada ainda recorre ao TRE


A juíza Ana Clarisse Arruda determinou o afastamento da prefeita Cláudia Regina (DEM) até que o recurso dela seja julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A notificação foi entregue ontem (2) pela manhã por um oficial de justiça na Câmara Municipal de Mossoró
determinando a posse imediata do presidente da mesa diretora.
A medida provocou uma verdadeira dança das cadeiras na política mossoroense. É que o presidente da Câmara, Francisco José Júnior (PSD), está em Miami nos Estados Unidos em viagem de lazer. Por conta disso, quem assumiu a Prefeitura de Mossoró foi o primeiro vice-presidente Alex Moacir (PMDB) e a Câmara agora está sob responsabilidade do Soldado Jadson (PT do B). O retorno de Francisco José Júnior está previsto para segunda-feira.
A mudança de comando na Câmara Municipal foi recheada de fatos curiosos. A começar pela falta de quórum na sessão de ontem justamente pela ausência de governistas que se encontravam na sede do Legislativo, passando pelo desinteresse de Alex Moacir em assumir o cargo. Ao receber o oficial de justiça, ele chegou a dizer que precisava consultar a Procuradoria da casa, mas foi informado que não poderia fazer isso por se tratar de uma decisão judicial. Em seguida, ele ainda enviou um requerimento à juíza Ana Clarisse Arruda que voltou a determinar a posse imediata. Mesmo assim, ele foi pessoalmente conversar com a magistrada e com o promotor eleitoral Olegário Gurgel.
Em meio a isso, a Câmara Municipal estava fechada. É que o expediente da Casa vai até as 13h. No entanto, a estranheza foi notada pela demora em abrir a Casa. Foi preciso trazer um funcionário para fazer o serviço. Casa aberta e o plenário fechado. Houve muita pressão sobre os servidores para que não abrissem o local adequado para a solenidade de posse.
Com a demora de Alex em chegar ao Palácio Rodolfo Fernandes cresceu a expectativa de que Soldado Jadson se tornasse o prefeito interino deslocando o professor Luiz Carlos (PT) para a presidência em virtude da ausência do primeiro secretário Francisco Carlos (PV).
O fato causou expectativa nos guardas-alunos que lutam para serem nomeados pela Prefeitura de Mossoró.
Só no final da tarde Alex chegou. Ele tentou adiar a posse para sexta-feira, mas numa reunião interna foi pressionado a assumir o cargo interinamente. 
Nos bastidores da Casa o que se comentava é que a tentativa de adiar a solenidade era para ganhar tempo. Havia uma expectativa que a medida cautelar pedindo o retorno de Cláudia à cadeira de prefeito fosse julgada ainda ontem. Isso não aconteceu. O processo está com o juiz, da cota da Justiça Federal, Eduardo Guimarães.

Fonte: No minuto



Nenhum comentário:

Postar um comentário