As duas empresas somam mais de mil empregos diretos
Nesta quinta-feira (29), a Governadora Rosalba Ciarlini visitou duas empresas que atuam na área de energia eólica no município de Areia Branca. A Chefe do Executivo estava acompanhada do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e dos Diretores Gerais da ACCIONA Windpower, Cristiano Forman, e da Voltalia, Robert Klein e das prefeitas de Areia Branca, Luana Bruno e de São Miguel do Gostoso, Fafá Dantas.
A ACCIONA é uma das maiores fabricantes de componentes de aerogeradores do país. Em Areia Branca foi instalada uma fábrica para a produção de torres de concreto para aerogeradores. Com este tipo de material é possível construir torres mais altas, de 120 metros, que significam maior eficiência na produção de energia.
No local, a Governadora pode conhecer o galpão de fabricação e a zona de armazenamento das peças. Em um mês é possível produzir até 8 torres completas. O que garante emprego a 400 pessoas. “A instalação de uma fábrica como essa no município significa mais trabalho para a população e saber que o Governo do Estado apoia essa iniciativa nos deixa muito satisfeitos”, disse a prefeita de Areia Branca.
A produção da ACCIONA tem como principal destino os complexos eólicos São Miguel do Gostoso e Areia Branca, em fase de construção pela empresa Voltalia, também instalada na região. Apenas 4km separam a fábrica do Parque Eólico Carcará II, um dos três de Areia Branca. A proximidade reduz custo, problemas logísticos e impactos ambientais.
Complexo Eólico
O Complexo Eólico Areia Branca terá capacidade de gerar 90MW incluindo três parques eólicos: Carcará I, Carcará II e Terral. No Carcará II, a Chefe do Executivo conheceu a obra que emprega 750 pessoas.
Ao todo serão 30 turbinas, subestação e linhas de transmissão. Quando estiver pronto, no segundo semestre, o Complexo terá capacidade de gerar energia para 650 mil pessoas.
Recentemente O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 1 GW de energia gerada por parques eólicos. O primeiro estado a atingir esse número, com destaque internacional. “Avançaremos ainda mais na geração de energia eólica, basta ver o potencial que temos e o interesse dos investidores que continuarão recebendo nosso apoio”, disse a Governadora.
Os executivos das duas empresas agradeceram aos parceiros e elogiaram as ações Governo do Estado para promover a geração de energia eólica. “O Brasil precisa de governantes como a senhora, que tem coragem de tomar atitudes anti-políticas e de desenvolvimento sustentável”, disse o Diretor Geral da ACCIONA.
ASSECOM/RN
Portal do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário