01 julho 2025

Senado discute Código Eleitoral com regras para IA e redes

 

Foto: Reprodução

O projeto de lei sobre o novo Código Eleitoral tem previsão para ser votado Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal dia 9, mas poderá receber emendas até esta quarta-feira (2). O senador Rogério Marinhi (PL-RN) já apresentou dez emendas ao texto, questionando dispositivos do relatório, porque algumas medidas ampliam o papel do Poder Judiciário em definir o que deve ou não ser considerado lícito ou fake news.

“Ampliam a responsabilização dos cidadãos e comunicadores por discursos potencialmente interpretáveis como ilegítimos”, dize Marinho, que lidera a bancada da oposição no Senado. Rogério Marinho assinala que a proposta do novo Código Eleitoral pelo que se apresenta, “está criminalizando a crítica, está restringindo o debate público, está imputando penas às pessoas pela simples discordância”.

Uma emenda de Marinho exclui a penalidade prevista, incluindo reclusão de até quatro anos, que “mostra-se desproporcional, especialmente ao abranger condutas como o compartilhamento de conteúdos sem comprovação de dolo”.

“Além disso, a ampliação da pena para casos de impulsionamento ou divulgação em meios digitais pode impactar o debate eleitoral, restringindo a circulação de opiniões e criminalizando a participação política”, destacou Marinho.

Outra emenda de Marinho vusa ampliar de quatro para oito anos a validade das federações partidárias: “Ao limitar a participação de cada partido político em federação a um total de oito anos, ainda que em diferentes formações federativas, a emenda visa impedir o uso reiterado e permanente desse instrumento como via de sobrevivência artificial de legendas, comprometendo a autenticidade da representação política e a identidade ideológica das agremiações”.

O projeto 112/2021 tem como relator o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que incluiu no texto uma série de dispositivos para regular e punir o uso abusivo de ferramentas de inteligência artificial nas campanhas.

O novo Código Eleitoral disciplina o uso de influenciadores, perfis falsos ou robôs para impulsionar conteúdo nas redes sociais, assim como a aplicação de ferramentas de inteligência artificial. Para Marcelo Castro, o tema é “novo e muito complexo” e por essa razão, acrescentou – “tivemos todo o cuidado para que as pessoas não pudessem usar a inteligência artificial para deformar, desinformar e manipular a opinião pública”.

Castro afirmou que nenhuma imagem ou manifestação através de inteligência artificial poderá ser publicada “sem que fique expressamente claro que aquilo é fruto de inteligência artificia, senão poderia muito bem pegar a imagem de uma pessoa dizendo coisas completamente contrárias àquilo que ela gostaria de dizer”;.

O projeto autoriza a Justiça Eleitoral a determinar a remoção de posts que não obedeçam às regras. Está prevista também a suspensão de contas de candidatos no caso de publicação reiterada de conteúdo considerado ilegal.

Até 26 de junho o PLP 112/2021 havia recebido mais de 350 emendas. Na última versão do relatório, Marcelo Castro havia acolhido duas sugestões que buscam regular o uso da inteligência artificial nas eleições.

A primeira emenda incorporada foi proposta pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). Ele sugere a proibição de técnicas de inteligência artificial para simular voz ou imagem de pessoas vivas ou falecidas nas campanhas, mesmo que com autorização e independentemente de haver ou não intenção de enganar o eleitor.

A emenda de Jaques Wagner também previa a remoção pelas plataformas digitais de conteúdo manipulado, no prazo de 24 horas. Marcelo Castro não acolheu essa parte da sugestão. Segundo o relator, esse tem ainda não está “suficientemente maduro” para ser incorporado.

Tribuna do Norte

Fonte >Blog do BG

Importante ver o comentário da Jovem Pan Esporte

Veja comentário da Jovem Pan Esporte, VEJA AQUI.

Importante ver o comentário da Jovem Pan Esporte, veja o comentário em vídeo, veja comentário......@gui_napolis comenta sobre a classificação do Fluminense, contra a Inter de Milão, para as quartas de final do Mundial de Clubes.

VÍDEO: Ignácio, zagueiro do Fluminense destaca Currais Novos após vitória no Mundial de Clubes

 

O Fluminense está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após uma vitória surpreendente contra a Inter de Milão-ITA por 2 a 0 na tarde desta segunda-feira (30). Para a cidade de Currais Novos, no na região Seridó do Rio Grande do Norte, essa vitória tem um sabor ainda mais especial, por ver um filho da terra brilhar com a camisa do Tricolor das Laranjeiras.

Ignácio, zagueiro de 28 anos que defende o Fluminense desde o ano passado, foi um dos principais jogadores da partida que garantiu a classificação do Flu nesta segunda-feira. Após a grande atuação, o atleta foi ouvido pela imprensa, e em umas das entrevistas, para Cazé TV, o atleta fez questão de lembrar da sua “terrinha” Currais Novos, e do povoado Cruz.

Novo Notícias 

Fonte : Blog do BG

ENCONTRO DO IRMÃO JOSÉ MACÊDO E SUA IRMÃ TEREZINHA MACÊDO, SEPARADOS HÁ MAIS DE QUARENTA ANOS, SEM NOTICIAS, HOJE O ENCONTRO.

 


FLUMINENSE 2 x INTER 0

 

          Jogador do Fluminense Ignácio levando o nome de Currais Novos para o Brasil e o Mundo.


Inácio de Colombita muito feliz com o FLUMINENSE

                                                           Torcida do Fluminense

VÍDEO: “DEUS LIVRE O BRASIL DO COMUNISMO”: Bispo critica ideologia de gênero e diz que país está vivendo uma ditadura

 

vídeo: divinotavares21

O bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães disse em missa no último domingo (20) que o Brasil vive uma ditadura, por perseguir manifestantes bolsonaristas que estão presos, “exilados” ou tiveram as redes sociais cassadas.

Um vídeo da pregação tem circulado nas redes sociais e ganhado repercussão pelo discurso forte do religioso contra a ideologia de gênero, crise econômica, corrupção e as duras sentenças do Supremo Tribunal Federal contra réus do 8/1.

Confira trecho do discurso do padre:

“Vocês têm que acompanhar a escola dos seus filhos, para ver se a escola não está ensinando coisas erradas como a ideologia de gênero para os seus filhos. Porque hoje o mundo está perdido, quer que o menino seja a menina e quer que a menina seja a menino. O mundo hoje é assim. E vocês cuidem dos seus filhos, senão o mundo tomam eles de vocês. Cuide, mas cuide bem. Nós estamos num país que nossa senhora precisa ter misericórdia do Brasil. Uma crise econômica está entrando e vai ser avassaladora. Porque quando o ímpio governa, o povo geme e nós estamos sendo governados por ímpios. Nós somos um país mergulhado numa ditadura, onde não se tem mais liberdade, onde nós temos milhares de pessoas sofrendo com um processo sem direito do contraditório. Como pode uma mãe, por causa de um batom, pegar 17 anos, tendo seus dois filhos pequenos, e não podendo ficar nem presa em casa para cuidar dos filhos? Mas a esposa do corrupto do Rio de Janeiro, ele que pegou 400 e tantos anos de cadeia, já tá solto? E ela que pegou mais de 80 e já está solta por causa dos filhos? Esses têm direito, porque hoje no Brasil é beneficiado quem é do lado estranho. Mas quem defende família, quem defende liberdade, quem defende a religião, a fé, quem defende a propriedade privada, parece que não tem mais direito. Não está bem que nós temos presos políticos, nós temos exilados políticos, nós temos pessoas com as suas mídias caçadas, isso não é próprio de uma democracia. E muita gente aí que aparece na televisão enchendo a boca para falar de democracia, de Estado, de direito, não são democratas, mas são ditadores. Que Nossa Senhora Aparecida olhe pelas nossas famílias, olhe pelo nosso Brasil, olhe pela nossa igreja, por tantas pessoas que querem uma igreja católica diferente. E livre o Brasil da fome, da peste, da guerra e do comunismo.”

Blog do BG com Folha de SP

Fonte >Blog do BG

Chefe dos Correios é pressionado pelo Planalto a demitir funcionários

 

Foto: Reprodução

Com o cargo na mira do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o atual chefe dos Correios, Fabiano Silva, também enfrenta forte pressão por parte do próprio Palácio do Planalto.

Em conversas recentes com aliados, Fabiano relatou ter recebido uma sugestão da Casa Civil para demitir cerca de 10 mil funcionários e vender imóveis que são patrimônio dos Correios.

Pelos números apresentados no encontro, essas duas ações poderiam render aproximadamente R$ 2 bilhões aos cofres da estatal, que fechou 2024 com um prejuízo recorde de R$ 2,6 bilhões em 2024.

A coluna apurou que as sugestões foram dadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao chefe dos Correios em uma reunião em meados de junho. A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, participou da conversa.

De acordo com relatos, a reunião foi marcada por um clima tenso entre Rui e Fabiano. Procurado pela coluna por meio de sua assessoria, o ministro da Casa Civil não respondeu. O espaço segue aberto.

Apesar da sugestão de Rui, o presidente dos Correios não pretende adotar as medidas. A ideia dele, segundo aliados, é demitir apenas os funcionários que aderiram ao recente Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Fabiano tem dito a interlocutores, de acordo com relatos à coluna, que não quer entrar para a história como o presidente dos Correios que abriu caminho para a privatização da empresa.

Metrópoles

Fonte > Blog do BG