Esta semana, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte realizaram uma operação de fiscalização em cronotacógrafos em Mossoró. A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, foi realizada nos dias 29 e 30 de abril na BR 304, no posto da PRF na saída do município sentido Fortaleza. No total, foram verificados 275 veículos, dos quais apenas 15 apresentaram irregularidades no instrumento.
“O baixo número de autos de infração é uma notícia positiva, pois é sinal de que motoristas e empresas de transporte estão mais conscientes com relação à presença do cronotacógrafo nos veículos e à sua respectiva manutenção”, explica o Chefe de Gabinete do Ipem-RN, Luciano Fonseca.
A coordenadora Operacional do Ipem, Rosângela Ramalho, lembra que o instrumento deve ser vistoriado obrigatoriamente a cada dois anos. “É importante para a segurança de todos que esse equipamento esteja em dia, pois possibilita a verificação de dados essenciais sobre a velocidade do veículo e períodos de parada”, alerta a coordenadora.
TACÓGRAFO
O equipamento, que funciona como uma espécie de caixa preta do veículo, registra velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel. Ao analisar essas informações, que são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo, é possível descrever o comportamento do motorista. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o instrumento deve ser verificado a cada dois anos. Para saber mais sobre o assunto, acesse:http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/.
Portal do RN
Portal do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário