13 dezembro 2025

Viana afirma que decisão de Toffoli retirou dados sobre Vorcaro do alcance da CPMI do INSS

Senador Carlos Viana
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), declarou nesta sexta-feira (12) que uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou a retirada de informações referentes à quebra de sigilo de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, que haviam sido encaminhadas à comissão. Segundo Viana, a ordem judicial foi recebida com “profunda indignação”.

Dias Toffoli é relator de uma reclamação apresentada por Vorcaro ao STF. Embora tenha negado o pedido da defesa do banqueiro para suspender a quebra de sigilos, o ministro decidiu que os dados enviados à CPMI deveriam ser recolhidos e mantidos sob guarda da Presidência do Senado.

Para o senador, a medida compromete o trabalho investigativo do colegiado. “Essa decisão não é apenas incomum, é grave. Sempre que se retira de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito o acesso a documentos essenciais, enfraquece-se a investigação e aumenta a desconfiança da sociedade sobre o que se pretende ocultar”, afirmou Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário