21 junho 2026

Sócio já negociava com Jaques Wagner quando Lula recebeu Vorcaro fora da agenda

 

Da esquerda para a direita, o banqueiro Augusto Lima, Jaques Wagner (PT-BA), Daniel Vorcaro e Lula (PT) | Foto: reprodução/Diário do Poder

A linha do tempo traçada pela Polícia Federal que resultou na batida policial nos endereços do líder de Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), mostra que quando o presidente petista recebeu o Daniel Vorcaro em segredo, fora da agenda, o senador da Bahia e Augusto Lima, sócio de Vorcaro, também alvo dos federais na operação de quinta-feira (18), já mantinham frenética troca de mensagens com negociações milionárias, como a “compra” do apartamento de R$2,45 milhões em Salvador (BA).

Foi em 4 de dezembro de 2024 a reunião de Vorcaro, Lula e Lima. Oito dias antes, Wagner e o banqueiro trocavam mensagens sobre o imóvel.

Rui Costa (ex-Casa Civil) também esteve na reunião. Wagner era seu secretário na Bahia quando o Credcesta entrou nos negócios do Master.

Em 13/08/24, Lima e Wagner fizeram chamada de 9min19s. Foi quando a “Emenda Master” foi apresentada. Lima mandou o link ao senador.

Enquanto a PF revirava a casa do senador atrás de provas de mutreta, Lula ligou para o baiano para, diz ele, manifestar “solidariedade”.

Coluna de Cláudio Humberto no Diário do Poder, VEJA AQUI.

Fonte > Blog do BG




RN tem mais de R$ 770 milhões a receber do INSS, mas grande parte do dinheiro pode ser perdida

 

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte tem R$ 771,8 milhões em créditos previdenciários que poderiam reforçar os cofres estaduais, mas os recursos seguem travados entre análises do INSS, da Dataprev e pendências documentais acumuladas há décadas.

Segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPERN), cerca de R$ 400 milhões podem ser liberados ainda em 2026, caso os processos avancem e as exigências sejam atendidas.

Do total, R$ 413,2 milhões aguardam análise do INSS e da Dataprev. Outros R$ 358,6 milhões dependem da apresentação e regularização de documentos para que possam seguir para pagamento.

O presidente do IPERN, Nereu Linhares, afirma que uma das principais dificuldades é localizar documentos antigos que comprovem contribuições previdenciárias realizadas por servidores ao longo das décadas.

Parte dessas pendências envolve registros dos anos 1980 e 1990. Segundo o gestor, muitos arquivos foram perdidos ou descartados ao longo do tempo, dificultando a comprovação exigida atualmente pelas regras federais.

“Aqueles casos específicos em que não foi encontrada a documentação, em arquivo, por exemplo, óbvio que vai prescrever”, afirmou Nereu Linhares.

O IPERN alerta que parte dos créditos pode ser perdida por prescrição. Pela legislação, os valores devem ser reclamados dentro de um prazo de cinco anos após o registro da aposentadoria.

A compensação previdenciária funciona como um acerto de contas entre os regimes de previdência. Quando um servidor contribuiu para o INSS e se aposenta pelo Estado, a União repassa recursos para ajudar a custear o benefício pago pelo governo estadual.

Mesmo com as dificuldades, o Rio Grande do Norte registrou em 2025 o maior volume de compensações já recebido. Segundo o IPERN, foram R$ 115 milhões repassados pelo INSS neste ano.

Apesar do recorde, o valor não foi suficiente para cobrir sequer um mês do déficit previdenciário estadual. De acordo com Nereu Linhares, o déficit mensal chegou a R$ 147 milhões.

Para especialistas, a demora na recuperação desses recursos evidencia as dificuldades fiscais enfrentadas pelo Estado e aumenta a pressão sobre as contas públicas, já que a perda dos créditos pode exigir novos aportes do Tesouro para cobrir o déficit da previdência estadual.

Fonte > Blog do BG



[VÍDEO] Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globo

 

Imagens: Reprodução/Portal Anápolis Oficial

Durante a transmissão da partida entre Alemanha e Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo, uma cena inesperada interrompeu momentaneamente o clima da cobertura esportiva.

A equipe da GE TV, da Globo, entrevistava torcedores alemães que acompanhavam o jogo no Brasil quando uma mulher apareceu no enquadramento.

Sem relação com a entrevista, ela fez críticas diretas ao presidente Lula (PT), chamando-o de “ladrão” e gritando “Lula fora” durante a transmissão ao vivo.

A fala surpreendeu os apresentadores e os demais torcedores que participavam da reportagem no momento.

Fonte > Blog do BG



20 junho 2026

NOTA DE FALECIMENTO DA PROFESSORA DORINHA NASCIMENTO.

 


Recebemos uma triste noticia, NOTA DE FALECIMENO DA PROFESSORA DORINHA NASCIMENTO, nossos sentimentos a familia, que o Salvador do Mundo Jesus Cristo possa confortar a familia.



Nossos parabéns aos amigos e amigas do Facebook pelos aniversários de hoje!

 

Nossos parabéns, para o amigo Jailton Silva, por seu aniversário hoje.
Nossos parabéns, para o amigo José Azevedo, por seu aniversário hoje.
Nossos parabéns, para a amiga Janaina Barbosa, por seu aniversário hoje.
Nossos parabéns, para a amiga Juliana Dayana Cinaldo, por seu aniversário
Nossos parabéns, para o amigo Eduardo Cosme, por seu aniversário hoje.

Nós do Blog de Currais Novos e a família de Inácio de Colombita enviamos os parabéns aos amigos e amigas do Facebook pelos aniversários de hoje. Desejamos muita paz, saúde e felicidade junto às suas famílias. Feliz aniversário.









PROFESSOR FRANCISCO MEDEIROS EXERCE SUA PROFISSÃO COM DEDICAÇÃO, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR CONHECIMENTO E CONTRIBUIR PARA O FUTURO DOS JOVENS, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO.

 


Professor Francisco Medeiros trabalha pelo amor ao saber, pela transmissão do conhecimento e pela formação de jovens mais independentes e preparados para o futuro. Um educador dedicado à valorização da educação e ao desenvolvimento das novas gerações.




Rogério Marinho é único potiguar entre os parlamentares mais influentes do Congresso

 


O senador Rogério Marinho(PL-RN) foi incluído na edição 2026 da lista “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

O levantamento reúne 100 parlamentares apontados como os mais influentes do Legislativo federal, entre 69 deputados e 31 senadores. Do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, foi o único parlamentar do Estado a figurar na lista.

Segundo a entidade, a seleção considera critérios como capacidade de liderar debates, articular negociações, influenciar votações, formular propostas e pautar discussões estratégicas no Congresso Nacional.

Fonte >Blog de Robson Pires



Álvaro Dias destaca obras em Natal e defende experiência de gestão

 


Pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias foi o entrevistado desta quinta-feira (18) no programa RN no Ar, da TV Tropical, apresentado pela jornalista Mara Godeiro. Durante a entrevista, Álvaro destacou a experiência acumulada nos dois mandatos à frente da Prefeitura de Natal e afirmou que os resultados da gestão credenciam seu nome para disputar o governo estadual. “A experiência que a gente adquiriu à frente da Prefeitura de Natal contribui muito para a nossa boa avaliação. Encerramos o segundo mandato com 65% de aprovação”, afirmou.

Ao comentar as principais realizações da gestão, o ex-prefeito citou a aprovação do novo Plano Diretor de Natal, que, segundo ele, destravou investimentos e impulsionou o desenvolvimento da capital. “O Plano Diretor fazia 20 anos que ninguém mudava. Com a mudança, Natal adquiriu novos ares de modernidade, os investimentos voltaram, os empreendimentos também. Hoje, mais de R$ 5 bilhões estão sendo investidos na cidade pela iniciativa privada em obras que antes não podiam ser feitas com o plano anterior. Isso gerou também 30 mil novos empregos”, declarou.

Ao falar sobre a construção política para as eleições de 2026, Álvaro Dias afirmou que mantém conversas com diversas lideranças e partidos para ampliar sua base de apoio. “Temos o nosso partido, o PL, que possui a maior bancada da Assembleia Legislativa. Estamos conversando com vários partidos sobre a possibilidade de novas alianças. A convenção é apenas no final de julho e ainda temos muito tempo pela frente”, disse.

Fonte > Blog de Robson Pires



Solidariedade não é vantagem política

 

  • Visita de Álvaro Dias ao cabo Davidson ocorreu em gesto de apoio diante da tragédia e não pode ser confundida com exploração política do episódio

A tentativa de associar o atentado sofrido pelo vereador e pré-candidato a deputado estadual cabo Davidson a uma suposta vantagem política para o pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, não encontra respaldo nos fatos. O ex-prefeito de Natal foi um dos primeiros a manifestar solidariedade ao parlamentar mossoroense e à sua família, além de lamentar a morte do assessor Diego, vítima da violência registrada no episódio.

A atitude de Álvaro foi de humanidade e de apoio a quem enfrentava um momento de dor. Como qualquer homem público, também cobrou providências do Governo do Estado para enfrentar a criminalidade. Transformar um gesto de solidariedade em cálculo eleitoral seria ignorar a gravidade do caso e a dimensão da tragédia vivida pelas vítimas.

O debate sobre a segurança pública é outro assunto. Os problemas enfrentados pelo Rio Grande do Norte, e particularmente por Mossoró, são de conhecimento público e têm sido alvo frequente de críticas à gestão da governadora Fátima Bezerra. Mas daí a sugerir que Álvaro Dias tenha tirado proveito político de um atentado que deixou uma pessoa morta e outra ferida é uma interpretação que não se sustenta diante da sequência dos acontecimentos.

Fonte >Blog de Robson Pires




CazéTV bate recorde de maior live da história do YouTube com 16,1 milhões de aparelhos conectados durante Brasil x Haiti na Copa do Mundo


Imagem: reprodução/Instagram

A CazéTV voltou a registrar quebra de recorde de audiência mundial no YouTube, com 16,1 milhões de aparelhos conectados ao vivo, nesta sexta-feira, durante a vitória do Brasil por 3 a 0 contra o Haiti, na segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo, no Lumen Field, na Filadélfia.

A marca anterior era da própria CazéTV, com 12,7 milhões de espectadores, registrada no duelo anterior da seleção brasileira, no último sábado, quando a equipe empatou em 1 a 1 com o Marrocos, no MetLife Stadium.

A terceira marca também pertence à CazéTV, referente ao ano de 2025, quando Flamengo e Bayern de Munique se enfrentaram pelo Mundial de Clubes da FIFA, com pico de 5,6 milhões de dispositivos conectados durante a live.

A partida entre Brasil e Haiti também contou com transmissão da TV Globo (TV aberta), do SBT (TV aberta), da NSports (streaming), da GE TV (streaming) e do SporTV (TV fechada), além do Disney+ em parceria com a própria CazéTV.

Com informações de Estadão 

Fonte > Blog do BG




NOSSOS PARABÉNS, MINHA AMIGA CELIA ALVES, POR SEU ANIVERSÁRIO HOJE.

 


Nós, do Blog de Currais Novos e a família de Inácio de Colombita, enviamos os nossos sinceros parabéns à amiga Célia Alves, esposa do meu tio Adenizio Araújo (Didiu Araújo), pela passagem do seu aniversário.

Desejamos muita paz, saúde, felicidade e muitas bênçãos junto à sua família. Que Deus continue iluminando sua caminhada, proporcionando muitos momentos especiais no dia a dia ao lado das pessoas que ama.

Feliz aniversário!






[VÍDEO] Brasil vence Haiti por 3 a 0 e assume liderança do Grupo C da Copa

 

Imagens: Reprodução/Seleção| Brasileira| Futebol

A Seleção Brasileira venceu o Haiti por 3 a 0 na noite desta sexta-feira (19), em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo. Com o resultado, o Brasil chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança da chave.

O destaque do jogo foi Matheus Cunha, autor de dois gols. Vini Jr também balançou as redes e completou a vitória brasileira.

O Brasil abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Após finalização de Vini Jr, Matheus Cunha aproveitou o rebote e marcou. A Seleção ampliou aos 36 minutos, com gol de Vini Jr.

Já nos acréscimos da primeira etapa, aos 47 minutos, o Brasil marcou o terceiro gol, novamente com participação ofensiva decisiva do setor de ataque.

Na etapa final, o técnico Carlo Ancelotti promoveu mudanças na equipe, com entradas de Endrick, Gabriel Martinelli, Éderson e Danilo Santos. O Brasil manteve o controle da partida e administrou o resultado até o apito final.

Líder do Grupo C

Com a vitória, o Brasil lidera o Grupo C, superando o Marrocos no saldo de gols. A Escócia ocupa a terceira posição, enquanto o Haiti foi eliminado da competição.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), contra a Escócia. O confronto definirá a situação do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo.

Fonte > Blog do BG



ERA O LEVA E TRAZ? Conversas de Vorcaro apontam líder do governo no Senado como canal para recado a Lula

 

Foto: Reprodução

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citam o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), como possível intermediário para o envio de um recado ao presidente Lula (PT).

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, os diálogos foram trocados em julho de 2024 entre Vorcaro e Fernando Mascarenhas Filho, diretor comercial da instituição financeira, conforme informações do Metrópoles.

Na conversa, Mascarenhas afirma que havia comentários de que o Banco Master seria próximo do governo federal, comparando a situação à dos irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores do grupo J&F.

“Única coisa que falaram [foi] que somos próximos do governo, igual irmãos Batista são. O que é verdade rsrs”, escreveu o executivo.

Em resposta, Vorcaro comemorou a informação e afirmou que aquilo seria “marketing para nós”. Em seguida, pediu que a mensagem fosse compartilhada com “Lula” e com a “base aliada”.

O diretor comercial respondeu que enviaria o recado para “tio Guiga e Jaques”.

De acordo com a Polícia Federal, “Guiga” seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, apontado pela investigação como amigo de Jaques Wagner e citado pelos investigadores como operador financeiro do senador.

Ao analisar o conteúdo, a PF afirmou que as mensagens “sugerem proximidade entre Daniel Vorcaro e pessoas com poder político no estado da Bahia”.

Procurado pelo Estadão, Jaques Wagner negou qualquer relação com o banqueiro. O senador afirmou que não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros das quais não participou.

“Não existiu intermediação e não existe relação”, declarou o líder do governo no Senado.

Fonte > Blog do BG



COLUNA DO JORNALISTICA CARLOS MAGNO DESTE SÁBADO DIA 20 DE JUNHO DE 2026

 




19 junho 2026

Rogério Marinho diz que Flávio Bolsonaro avalia três mulheres para vice e descarta chapa “puro-sangue”

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que a coordenação da pré-campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) trabalha com ao menos três nomes femininos cotados para a vaga de vice na disputa ao Palácio do Planalto.As informações são do R7.

Segundo o senador, a definição ainda está em discussão, mas a tendência é buscar uma composição que amplie a representatividade da chapa e fortaleça alianças com outros partidos do campo conservador.

Marinho também descartou a possibilidade de uma chapa formada apenas por integrantes do Partido Liberal, a chamada composição “puro-sangue”. Ele afirmou que a estratégia envolve negociações com outras siglas para ampliar a base de apoio.

Entre os nomes citados pelo senador estão a senadora Tereza Cristina (PP-MS), a deputada federal Simone Marquetto (PP-SP) e a vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL-CE).A declaração foi dada em entrevista ao programa JR Entrevista, da TV Record.

De acordo com Marinho, a escolha da vice deve considerar não apenas a trajetória política, mas também a capacidade de diálogo com diferentes setores da sociedade.

Aliados de Flávio Bolsonaro também defendem outros nomes para a composição, como o da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). A articulação conta ainda com apoio de setores ligados ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro.

Marinho, no entanto, reforçou que a coordenação da pré-campanha trabalha com a ampliação de alianças, citando partidos como PP, União Brasil, Republicanos e Podemos.

A definição oficial do nome que ocupará a vaga de vice deve ocorrer durante a convenção partidária prevista para o fim de julho, quando também serão formalizadas as alianças para a eleição presidencial.

Fonte > Blog de Robson Pires