31 julho 2012

Noticias do RN


Ipem-RN capacita servidores em curso para agentes de Metrologia




Verificar com qualidade e precisão equipamentos utilizados no dia a dia por profissionais de diversas áreas, garantindo eficiência na prestação de serviços ao consumidor e à sociedade. É com o objetivo de formar técnicos capacitados para essa função que o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado Inmetro no Estado, vem realizando o Curso de Formação de Agentes em Metrologia Legal.

Balanças, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), etilômetros (bafômetros), bombas de gás natural veicular e de combustíveis líquidos e outros produtos são apenas alguns dos equipamentos periodicamente verificados pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas e que serão estudados durante o curso. “São itens diretamente relacionados à qualidade do serviço prestado ao cidadão, e que influenciam no desenvolvimento econômico, científico e social. Por isso é necessário que esses fiscais sejam bem qualificados. É por meio do trabalho de fiscalização deles que a população pode confiar em diversos serviços”, explica o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes.

Com duração de cinco meses, o curso, que teve início no dia 16 de julho e segue até o dia 21 de dezembro, conta com 21 servidores do Instituto. As aulas, elaboradas pelo Centro de Capacitação do Inmetro, são semipresenciais e também incluem o compartilhamento de conteúdo online, como videoconferências realizadas no Telecentro do Ipem.

Esse é o primeiro curso na área realizado no Estado e, por esse motivo, a prioridade foi dada aos servidores que já executam atividades na área. No entanto, o próximo curso, que terá início no próximo mês de outubro, poderá contar com a participação de servidores de outros quadros do funcionalismo público estadual. “Esse tipo de curso já existe em universidades brasileiras, mas não dispomos dessa formação específica aqui no Rio Grande do Norte. Por isso, há a carência de capacitação de agentes nesse segmento, que deverá ser sanada com a oferta desse curso aqui no Ipem”, conta Carlson Gomes. 

Assessoria de Imprensa do IPEM do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário