03 abril 2013

Governadora Rosalba Ciarlini vai pedir a Presidente Dilma Rousseff agilidade no PAC da Seca

Presidente Dilma e Governadora Rosalba

A governadora Rosalba Ciarlini apresentará hoje, na reunião dos governadores nordestinos com a presidente Dilma Rousseff, o pleito para o aumento da quantidade de milho fornecida pelo Governo Federal aos agricultores nordestinos e a agilidade na liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento focados no combate aos efeitos da seca.

A chefe do Executivo potiguar embarca no início da manhã dessa terça-feira para o Ceará. Ontem, ela se reuniu com alguns auxiliares para definir os pleitos que serão apresentados como prioritários para a presidente Dilma Rousseff. Rosalba Ciarlini pedirá o aumento na quantidade de milho e a agilidade na entrega do produto que chega aos criadores potiguares.

Atualmente, são entregues 106 mil toneladas de milho por mês. Segundo o Governo do Estado a necessidade é de 231 mil. Além disso, a governadora quer a garantia da entrega com rapidez e, para isso, pedirá a presidente da República que o produto seja enviado em navios, uma vez que há dificuldade para contratar caminhões que possam trazer o produto ao RN.

Foto do G1 RN
Gado está morrendo de fome e sede no
interior do RN (Foto: Aldair Dantas)
Outro pleito da governadora é a liberação dos recursos do PAC da Seca, destinados a programas de convivência com a seca. Mas não há, nesse caso, nem mesmo definição de quanto caberá a cada Estado nordestino. O Governo não tem levantamentos sobre quanto pode ser liberados para o Estado por intermédio deste programa, que foi elaborado para assegurar investimentos na construção de barragens, execução de projetos dos perímetros irrigados  e instalação de poços tubulares.

Segundo a Assessoria do Governo, Rosalba Ciarlini ainda solicitará que o Governo Federal renegocie as dívidas com os produtores agrícolas. O que a chefe do Executivo potiguar quer é a desburocratização para liberação de crédito aos pequenos e médios produtores rurais.

Antes do encontro com a presidente Dilma, Rosalba Ciarlini estará em uma reunião reservada com os demais governadores nordestinos. Juntos os chefes do Executivo tentarão fazer uma pauta comum para ser apresentada ao Governo Federal.

Tribuna do Norte








_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário