30 dezembro 2013

Operação Verão: Ipem verifica etilômetros e radares utilizados pelas polícias no RN





No último sábado (28), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte iniciou a Operação Verão 2014, que tem o objetivo de garantir a tranquilidade e a segurança dos veranistas e turistas durante a alta estação.  Para isso, estão previstos, entre outras ações, a fiscalização e o combate aos crimes de trânsito, além do alerta sobre o consumo excessivo de álcool nas praias e nas rodovias, através da intensificação de blitzes com bafômetros em pontos estratégicos.



A operação será intensificada em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Mossoró, Macau e Tibau, entre outros onde são registrados os maiores números de visitantes e eventos. O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro no Estado, realizou nas últimas semanas a verificação dos etilômetros que serão utilizados nas blitzes. Ao todo, 72 aparelhos que as polícias Militar e Rodoviária Federal usarão nas ações passaram por análise na sede do instituto potiguar. 



“Nossos técnicos fizeram todos os testes nos etilômetros para garantir que os mesmos estejam funcionando com precisão para serem usados pelos efetivos policiais durante a Operação Verão”, explica o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes.



Outro trabalho realizado pelo Instituto e que deve auxiliar nas ações da Operação Verão foi a verificação dos radares eletrônicos. “Durante o ano fizemos a aferição de 216 medidores de velocidade instalados no Estado, e agora esses equipamentos estão aptos a auxiliar as autoridades na punição dos motoristas que infringirem os limites de velocidade”, acrescenta o diretor.



ETILÔMETRO

Conhecido popularmente como “bafômetro”, o etilômetro é o instrumento que mede a concentração mássica de álcool etílico no ar pulmonar profundo. Ele permite a identificação de motoristas que estejam dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas.



Dentre os vários órgãos atuantes no cumprimento da “Lei Seca”, cabe ao Inmetro garantir a confiabilidade metrológica das medições realizadas. Os diferentes modelos de etilômetro disponíveis no mercado devem ser aprovados pelo Inmetro e homologados pelo Denatran, para que possam ser utilizados para fins probatórios na fiscalização do trânsito.



Cada instrumento é verificado individualmente e recebe a etiqueta e o certificado de verificação, com o registro de validade. A verificação é realizada pelos órgãos delegados do Inmetro, presentes em todos os Estados.


DE OLHO NO VERÃO
Nos próximos dias, o Ipem-RN também dará início à Operação “De Olho no Verão”. O objetivo será analisar se produtos pré-medidos diretamente relacionados à estação, como protetores solares, bronzeadores, bloqueadores, hidratantes e repelentes, além de alimentos e bebidas como sorvetes e água de coco estão nas quantidades indicadas em suas respectivas embalagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário