31 março 2014

Ipem-RN e HUOL realizam I Encontro de Ouvidores do Estado nesta sexta-feira



Reunir os ouvidores públicos do Rio Grande do Norte e criar um fórum para discutir estratégias tendo em vista um melhor atendimento às principais demandas da sociedade potiguar. Esse é o objetivo do I Encontro de Ouvidores do RN, que será realizado nesta sexta-feira (4), no auditório do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RN). A organização da reunião é das ouvidorias do órgão delegado do Inmetro e do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

O ouvidor do Ipem, Frederico Barbalho, explica que a iniciativa surgiu diante da necessidade de interação das ouvidorias públicas, no sentido de trocar informações e desenvolver ferramentas que possibilitem uma melhor prestação de serviço ao cidadão. “Sabemos que a ouvidoria constitui parte muito importante do órgão, pois é por meio dele que se recebe o feedback da sociedade e se pode avaliar a satisfação ou a insatisfação do público com a instituição. Mas nem sempre essa ferramenta é utilizada, às vezes por falta de informação”, comenta o ouvidor.

Ele ressalta que o objetivo da criação do Fórum é discutir estratégias que possam dar mais visibilidade às ouvidorias, devido a sua importância na gestão pública. “O que queremos aqui é potencializar o aproveitamento que todos os norte-rio-grandenses podem tirar desses canais de comunicação, que permitem ao cidadão colocar suas opiniões, reclamar, denunciar, fazer parte do processo de administração pública, e assim, possibilitar o desenvolvimento de ações mais pontuais e eficazes”, diz Frederico.

Até o momento, confirmaram presença no Encontro os ouvidores da UFRN, IFRN, Secretaria Estadual de Saúde Pública, UFERSA, Agência de Fomento do RN, Hospital Walfredo Gurgel, Hospital Giselda Trigueiro, Prefeitura Municipal de Natal, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Petrobras e Polícia Militar do Estado. “Nós esperamos a presença de cerca de 20 ouvidores. Nessa primeira oportunidade já vamos criar o Fórum e, a partir daí, organizar reuniões periódicas para a troca de ideias e traçar as metas do grupo a médio e longo prazo”, lembra a ouvidora do HUOL, Nelma Gomes Bezerra, uma das organizadoras do encontro.

OUVIDORIA DO IPEM
Em dois anos, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte registrou um aumento de 52% no número de demandas atendidas pela ouvidoria do órgão. É o que aponta um relatório de 2013 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Bombas medidoras de combustível, produtos pré-medidos e alimentos comercializados a peso são os líderes de reclamação no Estado.

Para Frederico Barbalho, os dados refletem a confiabilidade alcançada pelo Instituto junto aos cidadãos - que passaram a acreditar no trabalho desenvolvido-, assim como o trabalho de divulgação do órgão. “É importante a população denunciar possíveis irregularidades e registrar também reclamações se sofrerem acidentes de consumo. É por meio desses números que a fiscalização é intensificada pelos órgãos delegados e a regulamentação de produtos e serviços é desenvolvida pelo Inmetro”, acrescenta Frederico.

Para receber denúncias ou reclamações, o Ipem dispõe do número 0800-281-4054, com ligação gratuita para o cidadão de qualquer região do Estado; e do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br. Todas as denúncias são apuradas. Já para o registro de acidentes de consumo, a população pode acessar o endereço www.ipem.rn.gov.br e clicar no banner “Acidentes de Consumo”, que será redirecionado para o formulário na página do Inmetro.

“É possível ainda registrar as denúncias e reclamações pessoalmente. O intuito é tornar esse processo cada vez mais humanizado, focado no consumidor potiguar, para que ele se sinta amparado e seguro de que seus direitos estão sendo respeitados”, finaliza o ouvidor. A sede do Ipem-RN fica na Rua Olinto Meira, 1036 – Barro Vermelho, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário