“Órgão deixou de ser usado como cemitério a céu aberto”, disse Raquel Taveira |
ASSECOM/RN
Para apresentar o balanço das ações realizadas em 120 dias de gestão, a diretora do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), Raquel Taveira, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (09), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal. “Nosso trabalho passa por uma grande reestruturação, desde a parte física até a operacional”, disse Raquel Taveira. A diretora defendeu a criação de uma Lei Orgânica, que organizará a estrutura do ITEP para futuras gestões. Reconheceu que existem dificuldades a serem vencidas, porém está trabalhando para melhorar os serviços dentro da legalidade. O instituto teve que cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) determinando que o órgão organize em quatro meses a regularização da carga horária e escalas de plantão.
De acordo com Raquel Taveira, os funcionários, incluindo a parte administrativa, trabalhavam apenas em escalas de plantão, prejudicando, assim, alguns serviços existentes. Agora, somente peritos, médicos legistas e auxiliares trabalham com o plantão. Neste ano, o ITEP participou pela primeira vez da Operação Carnaval, junto com outros órgãos da Segurança Pública, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Uma outra ação realizada pela nova gestão foi o enterro de 52 cadáveres (corpos e ossadas) sem identificação que se encontravam há anos dentro do prédio onde fica o ITEP. Raquel explicou que tomou esta atitude por motivos de saúde pública, uma vez que estes estavam em alto estado de decomposição e era prejudicial aos servidores.
A Prefeitura do Natal concedeu um terreno no cemitério do Bom Pastor para poder enterrá-los. “Resolvemos a questão de o ITEP ser usado como um cemitério a céu aberto”, enfatiza. Caso as famílias procurem os restos mortais sepultados, amostras do material genético foram coletadas para futuras identificações.
GOVERNO DO RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário