31 maio 2014

Governo do RN e Petrobrás inauguram laboratórios em escolas estaduais

A princípio, duas escolas em Mossoró e uma em Pendências serão beneficiadas

Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação, e Petrobras, inauguraram, nesta sexta-feira (30), laboratórios de ciências na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho e no Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana.

Os laboratórios fazem parte do Projeto Espaço do Conhecimento, patrocinado pela Petrobrás e realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O objetivo da iniciativa é melhorar o ensino das ciências naturais e da matemática em três escolas da rede pública: duas em Mossoró e uma em Pendências (Escola Estadual Monsenhor Honório).  

O projeto inclui a reforma e equipagem de 10 laboratórios de química, física, biologia, matemática e informática para apoio ao conteúdo ministrado em sala de aula, uma maneira de tornar o ensino mais pratico e atrativo aos cerca de 2.900 estudantes matriculados nas escolas escolhidas. “Nós procuramos equipar esses laboratórios com todo o material adequado e da melhor qualidade com o objetivo de despertar nesses alunos o interesse pela ciência”, disse a Coordenadora Executiva do Projeto, Wagna Dantas.

O corpo docente também está contemplado. 80 professores participaram de capacitações semanais para aliar as disciplinas ao cotidiano dos estudantes.  O projeto trabalha ainda com lições de ética e cidadania com a escolha de lideranças e reativação de grêmios estudantis, oficinas de redes sociais, filmagem e fotografia, segurança, mobilização e preparação para feiras de ciência. Foi com a realização das atividades do projeto que a estudantes do 3º ano, Carla Yasmin, descobriu a área profissional em que pretende atuar. “Atualmente sou responsável por auxiliar na divulgação das atividades do projeto dentro da escola, então estou pensando fazer algum curso de comunicação,” disse.

“A educação precisa reunir toda a sociedade, comunidade escolar, instituições públicas e privadas, assim certamente os resultados virão mais rápido, por isso iniciativas como essa são extremamente importantes para darmos um salto no ensino”, disse a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho.

ASSECOM/RN
Portal do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário