26 maio 2014

Nota Informativa: esclarecimento a cerca da meningite


ASCOM/SESAP

O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório  das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos (ex.: traumatismo). As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude  de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche, namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente. 

O período de transmissibilidade é variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces. Aproximadamente 10% da população podem apresentar-se como portadores assintomáticos. A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza­ se por: febre, cefaléia intensa, náusea, vomito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do liquido cefalorraquidiano (LCR). É considerado para fins de investigação epidemiológica como caso suspeito de meningite: crianças acima de 1 ano de idade e adultos com febre, cefaléia intensa, vômitos em jato, rigidez da nuca, sinais de irritação meníngea (Kernig, Brudzinski), convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. 

A depender do tipo de Meningite, se faz necessário o acompanhamento médico dos casos que tiveram contato íntimo com o caso suspeito de meningite, ou seja, aqueles que moram no mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente. Para as pessoas que conviveram recentemente com o caso suspeito, mas não tiveram contato íntimo, caso venham a apresentar os sinais e sintomas citados acima, procurem o serviço de saúde para diagnóstico e demais medidas necessárias. Para a população em geral, deverão ser mantidos os cuidados com a higiene corporal e ambiental, bem como a manutenção de ambientes domiciliares e ocupacionais ventilados e evitar aglomerados em ambientes fechados.

PORTAL DO RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário