09 maio 2014

Rio Grande do Norte prorroga Campanha de vacinação contra gripe

Assessoria Sesap

Faltando um dia para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que termina na sexta-feira (9), apenas 35,73% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas no Rio Grande do Norte, segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). 

A meta é vacinar 666.545 mil pessoas no estado, mas até esta quinta-feira (8) foram vacinadas pouco mais de 235 mil pessoas. Devido aos números abaixo do esperado, o PNI recomendou a todos os estados prorrogarem a vacinação até atingirem a meta de 80%. Seguindo essa orientação, o Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que os municípios potiguares seguirão com a vacinação até atingirem a meta. Segundo Francisca Santos, Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, “a situação do estado não está muito diferente do restante do país. A meta do MS é imunizar 80% do público-alvo, mas até agora a média nacional está em 43,59%. Aqui no RN quatro Unidades Regionais de Saúde (Ursap’s) estão acima dessa média: a 5ª (Santa Cruz, com 45,79%), a 1ª (São José de Mipibú, com 47,61%), a 6ª (Pau dos Ferros, com 48,45%) e destaque para a 3ª, com sede em João Câmara, que já vacinou 27.311 mil pessoas (51,06%). 

No entanto, os números estão bem abaixo na 2ª Ursap, com sede em Mossoró (29,84%), e na Grande Natal, que vacinou até o momento 61.020 mil, das 250.778 mil pessoas esperadas, ou seja, 24.33%”. Para mudar esse quadro, a coordenadora pede a todos os municípios que se mobilizem para atender o público-alvo da vacina: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. 

Segundo ela, um número considerável de usuários está entrando em contato com o Programa Estadual de Imunização para denunciar que estão buscando os postos, mas não estão conseguindo se vacinar. As maiores reclamações partem do município de Natal.

GOVERNO DO RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário