29 julho 2014

Especialistas debatem futuro das instituições financeiras de desenvolvimento

Sob a organização  do Instituto Multidisciplinar de Desenvolvimento e Estratégia (Minds, da sigla em inglês),  cuja missão é promover discussões sobre financiamento ao desenvolvimento, teve  início hoje (28), no Rio de Janeiro, o ciclo de conferências internacionais O Presente e o Futuro das Instituições de Desenvolvimento: Um Diálogo de Aprendizado, que reúne especialistas de bancos de desenvolvimento e estudiosos de 13 países em financiamento de longo prazo.

A economista e assessora da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ana Cláudia Além, destacou a importância do encontro. “Financiar o desenvolvimento é básico, é importante para qualquer país”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Ela lembrou que as instituições públicas que financiam o desenvolvimento são comuns em vários países, desenvolvidos ou não, “porque os desafios que se colocam pelo processo de desenvolvimento estão sempre se renovando. O desenvolvimento sócioeconômico é um processo dinâmico. Então, qualquer país tem necessidades novas, e há um espaço importante para a ação das instituições públicas que financiam a longo prazo, porque alguns projetos se mostram muito incertos quanto aos seus resultados”.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário