18 julho 2014

Sape realiza 17ª Exposição Agropecuária de Currais Novos

Após o sucesso da Exposição Agropecuária de Caicó, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, Associação Norte-rio-grandense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Ancoc) e Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), realiza a 17ª Exposição Agropecuária de Currais Novos, no período de 18 a 20 de julho, no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo.

No mesmo período, o Governo do Estado e a Prefeitura de Afonso Bezerra realizam a exposição do referido município, a Expoafonso, evento especializado na ovinocaprinocultura, atividade vocacionada da região.

A Exponovos e a Expoafonso serão prestigiadas pelos financiamentos rurais do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, que estão disponibilizando recursos para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas. O Governo do Estado e os criadores esperam bons negócios, a exemplo do que ocorreu com a Exposição Agropecuária do Seridó, realizada no mês passado, em Caicó, que movimentou mais de R$ 7 milhões em vendas e financiamentos rurais.

Todos os órgãos vinculados à Sape irão participar das exposições. O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por exemplo, irá realizar oficinas e mostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta. Já a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) participa com os programas de ensilagem, fenação e avicultura caipira. Por sua vez, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) garantirá a vigilância sanitária do evento e incentivará os criadores a regularizar seus cadastros e declarar o rebanho vacinado.
Além do julgamento de animais e feira de máquinas e implementos agrícolas, um dos destaques da exposição de Currais Novos será a realização do grandioso torneio leiteiro de bovinos, com recorde em premiação prevista: R$ 20 mil.

“Nem a realização da Copa do Mundo desanimou os criadores. Já está confirmada participação inclusive de animais oriundos de outros estados, como Pernambuco e Paraíba. Tudo leva a crer que as exposições de Currais Novos e Afonso Bezerra serão muito boas, reflexo da empolgação dos criadores pelo retorno das chuvas, pela organização prévia das exposições e pelas facilidades de financiamentos do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que estão apoiando a realização dos eventos, inclusive com suas equipes atuando antes e durante a realização das exposições”, afirma o titular da Sape, Tarcísio Dantas.
As exposições terão ainda estandes comerciais e de artesanato, apresentações artísticas e o melhor da culinária das regiões. Os participantes poderão assistir aos desfiles e julgamentos de animais de elevada genética; o Rio Grande do Norte se destaca como um dos estados com os melhores selecionadores de bovinos, notadamente na raça Guzerá e Pardo Suíça.

Durante o evento, o Governo do Estado também vai comemorar uma importante conquista para o setor agropecuário potiguar: a reclassificação do Rio Grande do Norte pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como Área Livre da Febre Aftosa com Vacinação - fato ocorrido no final do mês passado, após mais de treze anos de luta árdua.
Segundo o coordenador dos eventos, Ricardo Valério, os aspectos social e artístico das exposições será bastante movimentado, tendo em vista que a Exponovos acontecerá paralelamente com a vaquejada de Currais Novos. Da mesma forma, a Expoafonso ocorrerá simultaneamente ao VI São João Pedro, com as seguintes atrações: Zé Sanfoneiro & Zé Filho e Muleca Dengosa, na sexta-feira (18/07); e Ferro na Boneca, Pode Balançar e Guto & Forró Universitário, no sábado (19/07). “Serão dois grandes eventos, mostrando a vitalidade da pecuária potiguar; um de caráter técnico e outro na área do entretenimento”, afirma Ricardo.

Assessoria Sape
Fonte: Portal do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário