29 setembro 2014

Projeto “Promotoria Itinerante” auxilia no combate às drogas

Projeto é uma realização do Ministério Público Estadual em parceria com a Polícia Militar, através do Proerd

O Projeto “Promotoria Itinerante” reuniu na última quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, professores municipais, conselheiros tutelares e gestores da saúde e segurança para debater sobre o tema “Combate às drogas”. A atual edição do projeto foi realizada no auditório do campus da Universidade Potiguar (UnP) em Mossoró,  uma realização do Ministério Público Estadual em parceria com a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd/PMRN),  Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e a Prefeitura Municipal de Mossoró por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude.

O 12º promotor de justiça Sasha Alves Amaral, com atribuições na defesa dos direitos da infância e juventude na Comarca de Mossoró, relatou a importância do debate, diante a atual situação em que vive no município. Para o representante ministerial, são em encontros como esses que surge a possibilidade de projetos que ajudem a melhorar a situação, buscando o bem-estar das crianças e adolescentes, que por sua vez, estão envolvidas, direta ou indiretamente com drogas.

O policial militar e professor Geazi Inácio dos Santos, da equipe da Proerd, apresentou noções de como os professores e demais profissionais podem identificar os tipos de drogas, como é o caso da maconha, cocaína, crack, anabolizantes, inalantes e sedativos.

Geazi Inácio ressaltou ainda os lugares onde as drogas podem ser escondidas nas escolas, e forma de identificar se os alunos fazem uso de entorpecentes, através da apresentação de sintomas e principalmente mudanças de comportamento. O PM relatou também a importância dos ambientes dentro e fora das escolas, como terrenos baldios, quadra sem iluminação, salas sem uso, portaria sem fiscalização, locais sem monitoramento, que tornam-se ambientes propícios para o consumo de drogas.

Outro ponto discutido pelos profissionais do Proerd foi a responsabilidade da escola para com os alunos. De acordo, com Geazi Inácio, as escolas são responsáveis pela integridade dos alunos sob uma área de 100 metros da entrada da instituição de ensino.

Os participantes do evento foram divididos em duas turmas quando foram aplicadas dinâmicas para apresentação de projetos. Cada turma teve que elaborar esboço de projetos que ajudem na atuação do combate às drogas. A metodologia para a execução desses projetos foi a implantação, nas unidades estudantis, de jogos, projetos de dança, música e teatro para que a atenção das crianças e dos adolescentes estejam voltadas para o ambiente escolar.

O projeto “Promotoria Itinerante” contou com a participação de aproximadamente 400 profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

“Aprendendo a ser cidadão com o Ministério Público”

O projeto “Promotoria Itinerante” está inserido no Programa “Aprendendo a ser cidadão com o Ministério Público”, que tem o objetivo de difundir no seio da sociedade noções de cidadania, apontando os mecanismo de defesa de que o indivíduo e a coletividade dispõem para resguardar seus direitos, no que tange à preservação ambiental, saúde, família, questão eleitoral, educação, criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência e patrimônio público.

O projeto visa fortalecer a relação do Ministério Público Estadual com a sociedade, divulgando sua missão, atribuições e funcionamento.

MP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário