15 outubro 2014

Debate um pouco morno o de ontem (14)

Dilma e Aecio  face a face
no debate na Band
O debate que aconteceu ontem (14) na Band, iniciou com troca de acusações e ofensas. O debate que ocorreu na Band teve como mediador o jornalista Ricardo Boechat. Os candidatos mais debateram o passado do que realmente proposta para o futuro.

Aécio não perdeu em nenhum dos temas, mas o que acontecer são ataques tanto a gestão da atual presidente Dilma, como também da mesma forma ela fez ataques a gestão de Aécio quando o mesmo foi governador em Minas Gerais.

Houve momento do debate que se discutiu a paternidade do Bolsa Família, passaram grande tempo discutido este assunto, se havia vindo do Bolsa escola e outras programas sociais. 

Taxa de homicídios foi tema muito explorado entre os candidatos, em um determinado momento e Dilma citou o a taxa de homicídios de homicídio em Minas Gerais. 

No caso do governo de Minas Gerais na época em que o candidato Aecio Neves era governador, o estado se encontrava entre os 27 estados na 23ª posição neste com 22,8 homicídio para cada 100 mil habitantes, para se ter uma ideia vamos comparar com o primeiro lugar naquela ocasião foi o estado de Alagoas com 64,6 por 100 mil habitantes e no RN em 14º com 34,7 por 100 mil habitantes.
DADOS TIRADO DO MAPA DE HOMICÍDIO DE 2012

Os dois continuaram discutido sobre o governo de FHC, que foi encerrado há 12 anos, ou seja, voltaram ao passado.

Aécio falou sobre políticas sociais, que é um dos fortes dos governos Lula e Dilma. Dilma foi falar dos programas sociais do seu governo, porém não trouxe mais propostas para um talvez próximo mandato.

O segundo bloco e o terceiro trouxeram questões de proteção à mulher, puxado pela Presidente Dilma.

Em um momento Dilma falou, que o PT está melhorando os órgãos responsáveis por proteger as mulheres vítimas de violência.

Aécio falou que ainda está muito distante do ideal para que a proteção contra a mulher chegue ao ideal. Cita o Tribunal de Contas que diz que no governo Dilma, 20 bilhões de Reais deixaram de ser investidos.

COMENTÁRIO: 
Acredito que Aécio se manteve no controle sobre temas que ele abordou e em alguns momentos até bem seguro. Dilma em alguns momentos víamos um pouco intranquila e se confundiu em algumas perguntas quando não transmitiu clareza. No final, acredito que ficou mesmo empatado. Ou seja, um acusando o outro. Os próximos debates tem que sair desta de se discutir o passado e trazer proposta reais de cada candidato para expor ao eleitor brasileiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário