14 setembro 2015

1• Encontro da Família "Os Paulos" em Currais Novos, na Fazenda São Sebastião, realizado no dia 12 de Setembro do corrente ano.

 Carlson Gomes publicou em seu FACEBOOK, que no ultimo sábado dia 12 de setembro do corrente ano, participou da história e do primeiro Encontro da Família "Os Paulos em Currais Novos, veja a publicação abaixo:







Um pouquinho da nossa história:
Segundo os historiadores, os Medeiros são oriundos de uma nobre família portuguesa, descendentes de Rui Gonçalves de Medeiros, o qual o povo de Évora o fez mestre de Avis dando-lhe o castelo. Isso, no tempo de D. João I de Castela e da Rainha Dona Brites, ou Beatriz de Portugal. Para alguns autores, Rui Gonçalves era filho de Gonçalo Martins de Medas. E de Rui Gonçalves de Medeiros descendem os que usam este sobrenome. No século XV, um ramo dos Medeiros fixou-se no Algarve e outro ramo na Ilha de S. Miguel, ambos oriundos de Ponte de Lima. No Seridó do RN os lusitanos Rodrigo de Medeiros Rocha, Sebastião de Medeiros Matos e Antonio de Medeiros Corte são os antepassados dos Medeiros nesta região.
Das origens do grande patriarca Pedro Paulo de Medeiros Dantas, sabe-se que ele nasceu por volta de 1844, em Pilar-PB, filho de Manoel Salustiano de Medeiros e Cândida Esmeraldina Lúcia Dantas, morou na antiga Vila Cuitezeiras, atual Pedro Velho-RN. Em uma viagem para Acari-RN Pedro Paulo conheceu Maria Benta de Albuquerque, viúva com quatro filhos, com quem veio a se casar em meados de 1873, indo morar então em Currais Novos, na fazenda Marcação. Lá, passaram a ser conhecidos como “Os Paulos da Marcação”. Desta união, nasceram 10 (dez) filhos: Pedro Paulo de Medeiros, João Raphael Dantas, Irineu Leopoldo Dantas, Francisco Sátiro de Medeiros (Chicó Paulo), Ana Maria de Medeiros (Nana), Enedina Pires de Albuquerque Galvão, Antônio Rafael Dantas (Antônio Paulo), André Pires de Medeiros (André Paulo), Anunciada Cândida de Medeiros e Manoel Sérgio de Medeiros (Manoel Paulo). Alguns filhos do casal foram apelidados carinhosamente com sobrenome "Paulo". Por exemplo: Antônio Paulo, André Paulo, Chicó Paulo e o próprio Manoel Sérgio, que era mais conhecido como Manoel Paulo. Esta peculiaridade chegou até os seus descendentes. Desta forma, quando alguém se referia a um dos membros da família, este era assim tratado: “Ah! ele(a) é um(a) dos Paulos”. Dito isto, destaque-se aqui que,
Manoel Sérgio de Medeiros (Manoel Paulo), um dos filhos do casal, casou-se com Deolinda Libânia de Araújo, em 29 de setembro de 1896, indo estão morar em uma casa construída por ele próprio, no Sitio São Sebastião, ampliando-a até se tornar a casa grande da família como é chamada ainda hoje. Da união do primeiro casamento de Manoel Sérgio de Medeiros com Deolinda Libânia de Araújo nasceram 13 filhos: Maria Benta de Medeiros, Libânia Deolinda Araújo, Gerôncio Pires de Medeiros, Ana Medeiros, Rita de Medeiros Gomes, Francisco Medeiros, Antônio Lisboa de Medeiros (Tonho), José Pires de Medeiros (José Paulo), Luiz Gonzaga de Medeiros, João Evangelista de Medeiros (João Paulo), Pedro Paulo de Medeiros, Manoel Quinino de Medeiros e Francisca Medeiros Galvão (Chiquinha).
Após ter enviuvado de seu primeiro matrimônio (com cerca de 48 anos) Manoel Sérgio de Medeiros, em 28 de fevereiro de 1925, casou-se pela segunda vez com Teresa Moraes de Albuquerque (Têca) e com ela teve mais11 filhos: Edith de Medeiros Cavalcanti, Violeta Morais Gomes, Elça Morais de Medeiros, Maria das Neves de Morais Medeiros Cavalcante, Núbia Morais Bezerra de Medeiros, Terezinha Medeiros Gralheiro, Ivanaldo Medeiros, Luiz Ivanilto (falecido aos 2 anos), Ivanethe Medeiros de Morais Araújo, Jalma de Medeiros Araújo e Fernando Medeiros de Albuquerque.
Da história dos descendentes de Pedro Paulo de Medeiros Dantas”, sabe-se muitos estão domiciliados em vários estados brasileiros, a saber: SP, RJ, PR, MG, SC, GO, SE, PB e PE, além dos muitos residentes no estado do Rio Grande do Norte, principalmente na região do Seridó.
E assim registramos um pouco da nossa história... É bom sabermos das nossas origens... É bom preservamos a memória da nossa gente... É importante lembrarmos de pessoas que deixaram pegadas que seguimos até aqui. É bom perpetuarmos o nome dos que inscreveram os "Medeiros" nos anais do tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário