01 setembro 2015

Carlson Gomes prestar homenagem ao Monsenhor Paulo Herôncio, com sua história.




Carlson Gomes publicou em seu FACEBOOK, uma homenagem ao Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, em relembra que hoje é aniversário de Morte ou mesmo da partida do mesmo para vida eterna, veja a publicação.......Hoje é o aniversário de morte do Mons. Paulo Herôncio de Melo, vale a pena reelembrar um pouco de sua história, por Edwiges Medeiros, que foi sua grande colaboradora, na foto está ao lado do Mons. Ausônio Araújo.
O Mons. Paulo Herôncio de Melo nasceu em Natal/RN, no dia 03 de Janeiro de 1901, na rua “Voluntários da Pátria”.
Foi batizado pelo grande e santo sacerdote Pe. João Maria. Seus pais eram católicos fervorosos, que foram incutindo em sua alma de escol os princípios da moral e da fé.
Órfão de pai aos 8 anos e sendo filho mais velho, teve que assumir as responsabilidades da vida muito cedo o que, certamente, contribui para fortificar o seu caráter, dando-lhe a têmpera de aço que o impeliu a vencer tantas dificuldades e a fazer tantas realizações em beneficio da humanidade, nos campos religiosos, educativo e social.
Sentido inclinado para vida sacerdotal entrou para o seminário de Natal aos 13 anos, passando depois para os de Paraíba e Fortaleza. Voltou em seguida para o de Natal, onde, aguardando idade, foi professor de Historia Natural.
Pregou pela primeira vez em Currais Novos, como seminarista, em 1922, no sermão da ultima noite da novena da festa da Padroeira, sendo Vigário o Pe. Brilhante.
Recebeu o Diaconato a 29 de junho de 1923, na Catedral de Natal, por Dom José Pereira Alves, sendo ungido Sacerdote, pelas mãos do mesmo Prelado, no dia 9 de março de 1924.
Celebrou sua Primeira Missa na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, no dia 12 de março de 1924.
Nesse ano foi nomeado Coadjutor de Mossoró, passando a Vigário em 1925.
Transferido para a Paróquia de Macau acumulou as funções de Vigário e de Prefeito, entre os anos 1930 e 1933.
Exerceu o Vicariato em São José de Mipibu de 1933 a 1937. Ai realizou o 1º Congresso Eucarístico no Rio Grande do Norte, em 1936.
Tendo sido escolhido Currais Novos para a realização do 2º Congresso Eucarístico Paroquial, foi para aqui enviado por D. Marcolino Dantas para realiza-lo, aqui chegando no dia 3 de julho de 1937 e tomando posse no dia 4.
O espetáculo de fé e de amor à Sagrada eucaristia que Currais Novos presenciou no Congresso Eucarístico Paroquial, realizado de 27 a 31 de outubro de 1937, jamais desaparecerá da lembrança e do coração dos currais-novenses.
Grande coração voltado para os necessitados e dedicado às obras educativas e de assistências social, fundou, em Currais Novos, em 1943, que foi um ano de grandes realizações suas, as seguintes obras.
A 28 de fevereiro, a Escola de Nossa Senhora, de Re-Educação de Menores, com a finalidade de promover a Assistência Religiosa, intelectual e profissional às crianças pobres, com o Centro Regional de Escoteiro, anexo.
A 18 de agosto, o “Hospital Padre João Maria”, em precárias condições, que passou a funcionar nas casas de São Vicente, feitas anteriormente para famílias itinerantes.
A 28 de setembro do mesmo ano, em dependências do supra citado hospital, foi criada a Secção de maternidade, com o nome de “Maternidade Ananília Regina”. Esta ultima passou a funcionar em prédio próprio a 15 de agosto de 1948, dia em que nasceu a primeira criança, no prédio feito para este fim.
Em inicio de 1944 fundou o “Instituto Jesus Menino” educandário de nível secundário, que este entregue à direção leiga até 22 de fevereiro de 1947, quando aqui chegaram as Irmãs do Amor Divino.
Grande apaixonado pelas nossas tradições e pelos feitos de nossos maiores, promoveu em Canquaretama em 1945, um Congresso Eucarístico em memoria ao heroico martírio do Padre André de Soveral, Padre Ferro, Matias Moreira e demais cristãos, sacrificados em Uruassu e Cunhaú e que são narrados no seu livro “Os Holandeses no Rio Grande do Norte, publicado em 1937, Além deste livro, publicou, em 1939, “Seguindo o Mestre”, livro de Meditações religiosas.
Em 6 de julho de 1952, fundou a “Escola Creche Santa Maria Goretti”, com clubes de mães e jovens, anexos.
Ainda no campo do ensino fundou o Ginásio Rural para alunos do sexo masculino.
Edificou o Santuário de Nossa Senhora de Fatima, nele instalado, no dia 13 de maio de 1959 o Centro Social Nossa Senhora de Fatima, com clubes anexos, para assistência social e religiosa ao pessoal do bairro Paizinho Maria.
E no alto da Bela Vista, construiu também, a Capela Consagrada à Maria Goretti, mártire de Pureza, canonizada em Roma, no ano santo de 1950. Essa Capela é o primeiro Templo consagrado à Santa Maria Goretti, na Amarica Latina.
Morreu às 20 horas do dia 1º de setembro de 1963 e foi sepultado na capela-mor da Igreja Matriz de Sant’Ana, de Currais Novos.
Uma característica do Monsenhor era o seu patriotismo. Como ele vibrava, sobretudo no dia 7 de setembro, De capa vermelha e solidéus, como um nobre a percorrer os vários pelotões de preparação ao desfile. Tinha um profundo sentido da Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário