04 novembro 2016

Promotor garante reinício de aulas na segunda-feira em escolas ocupadas

O Ministério Público Estadual (MPE) orientou que os pais de alunos que estudam nas escolas ocupadas em Uberlândia levem as crianças e adolescentes às aulas a partir da próxima segunda-feira (14). A entrada nas escolas estará assegurada pela Polícia Militar (PM) e pelo Conselho Tutelar.
A orientação, que vale também para os professores, foi dada em coletiva na tarde dessa quinta-feira (3) pelo promotor da Infância e da Juventude, Jadir Cerqueira. Durante a coletiva, Cerqueira creditou a liderança do movimento de ocupação ao superintendente regional de ensino, Jakes Félix, e pediu que o mesmo peça a exoneração do cargo.
Ainda segundo o promotor, caso os ocupantes dificultem a entradas nas escolas por parte dos alunos que não participam do movimento, ele irá ingressar com ações de reintegração de posse. “Espero que todos tenham a compreensão que o recado do movimento já está dado. Não quero ser obrigado a judicializar as desocupações e fazer com que elas ocorram com o uso da força policial”, afirmou Cerqueira.
Promotor diz que PM garantirá entrada de alunos em escolas (Foto: Celso Ribeiro)
Caso algum aluno fique ferido durante o movimento de desocupação, os pais e o diretor da escola em questão serão responsabilizados e processados pelo MPE. “Os diretores e pais são coniventes com a situação que está acontecendo e responderão por qualquer eventualidade”, disse Cerqueira.
Em Uberlândia, as ocupações começaram no dia 18 de outubro, nas escolas José Ignácio de Sousa e Américo Renné Giannetti, ambas no setor central da cidade. De acordo com a Superintendência Regional de Ensino, ao todo, 25 escolas estão ocupadas na cidade. Eram 26 nesta situação, mas uma foi desocupada nesta quinta (Escola Estadual Hilda Leão Carneiro).
O movimento é contrário à PEC 241 que busca restringir os gastos públicos, à reforma do Ensino Médio e ao projeto da Escola Sem Partido, denominada por eles de “Lei da Mordaça”




Nenhum comentário:

Postar um comentário