22 dezembro 2016

Em Currais Novos, a possível prática de empinar pipa, com o uso de cerol é crime (ALERTA)

Imagem da internet de
um acidente provocado pelo uso
do CEROL
Ontem (21), vi algumas postagem de pessoas no face preocupadas com pipas que estão sendo empinadas e possivelmente com o uso de cerol, que é considerado crime. O recomendável é que se alguém vir este tipo de atividade chame a polícia, pelo (190) para certificar se existe a prática de passar o cerol na linha da pipa.

Muitos acidentes fatais ocorrem com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios. Geralmente nos casos fatais, é o pescoço do motociclista ou pedestre que entra em contato com a linha de pipa com cerol. São também vítimas do cerol: aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas, paraquedistas, skatistas e outros. Atualmente, em alguns municípios brasileiros, existem leis que proíbem o seu uso e venda. O vendedor de cerol pode ser preso, além de pagar multa.

Cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído (ou limalha de ferro) que é aplicado em linhas de papagaios, também conhecidos como pipas.

O cerol é aplicado diretamente na linha que será usada para empinar a pipa. A cola serve como aglomerante, enquanto o pó de vidro ou Ferro serve como abrasivo. O resultado é uma linha extremamente cortante, que pode trazer riscos (inclusive de morte) para quem aplica e para quem usa a linha com cerol. Além disso, as linhas com cerol trazem riscos para a vida selvagem (em especial pássaros), para pedestres, motoqueiros e motoristas de carros conversíveis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário