09 outubro 2017

Professora Heley de Janaúba: santificada pelo dom da vida



Neste dia 05 de outubro o Brasil assistiu assombrado a tragédia ocorrida na cidade de Janaúba, no norte de Minas Gerais, onde um homem com problemas psiquiátricos ateou fogo em uma creche atingindo dezenas de crianças e fazendo várias vítimas fatais. Entre elas encontramos a professora que estava na sala de aula naquele momento, a pedagoga Heley de Abreu Silva Batista. Era professora concursada da prefeitura desde 2016 e lecionava no Centro de Educação Municipal Gente Inocente, onde aconteceu o fato. Dizem seus amigos que era dinâmica e divertida, sempre preocupada com a pedagogia da inclusão e especializada em educação de crianças especiais.
Naquele momento a Professora Heley desenvolvia uma dinâmica com pipocas e doces no contexto da Semana da Criança. Tudo era alegria até que chegou o segurança da escola e praticou o gesto insano que todos acompanhamos estarrecidos.
O que pouca gente ficou sabendo é que aquela professora teve uma atitude para lá de heróica. Morreu salvando as crianças das labaredas. Entrevistando o seu pároco, Pe. Paulo Vieira (vídeo abaixo) ele relatou que ela salvou ao menos quinze crianças levando-as para fora da sala de aula. A cada gesto de salvamento ela voltava para a sala em chamas e resgatava as crianças que podia. Ao final, para conter o ímpeto do incendiário, ela o abraçou enquanto ele próprio estava em chamas. O resultado foi que sofreu queimaduras em 100% do seu corpo e não resistiu aos ferimentos vindo a falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário