27 dezembro 2017

Confiança do Comércio avança e atinge maior nível desde julho de 2014

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 2,4 pontos em dezembro, para 94,8 pontos, maior nível desde julho de 2014 (95,8). Em médias móveis trimestrais o índice subiu 1,8 ponto pelo quarto mês consecutivo. 

“Após uma acomodação no mês anterior, o ICOM voltou a subir em dezembro, sustentado pela melhora das expectativas. A alta do IE-COM sugere que o setor está otimista com relação à sustentação da fase de recuperação das vendas ao longo do primeiro semestre de 2018. Entre os fatores que vêm impulsionando o otimismo do setor estão a inflação baixa, o ciclo da redução da taxa de juros, as perspectivas de recuperação do mercado de trabalho e a evolução recente da confiança dos consumidores.” , avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

A alta do ICOM em dezembro ocorreu em 8 dos 13 segmentos pesquisados e foi determinada pela melhora no Índice de Expectativas (IE-COM) que avançou 4,9 pontos, atingindo 104,8 pontos, o primeiro valor acima dos 100 pontos desde março de 2014 (102,0 pontos). Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM), caiu 0,4 ponto no mês, para 85,0 pontos. Segundo Rodolpho Tobler, “a queda do ISA-COM pelo segundo mês consecutivo mostra que a recuperação de vendas continua sendo um processo gradual”.

FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário