01 junho 2019

Secretário do Ministério da Saúde que direcionou contrato para Funpec tem histórico de acusações de uso irregular de dinheiro da saúde

O ex-secretário de Vigilância de Saúde do Ministério da Saúde, Adeílson Lourenço, que atuou na contratação da Funpec, através da UFRN, tem histórico de fraudes com recursos públicos da saúde.
Desde a sexta-feira, 31, o Blog do Dina tenta localizar Adeílson para se manifestar a respeito do tema. Assim, o blog publica esta reportagem com base exclusivamente em documentos do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público Federal que estão acessíveis a qualquer cidadão.
Em novembro do ano passado, o TCU decidiu intervir em ação entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina, cuja fundação de apoio, a exemplo da Funpec, na UFRN, foi contratada de forma direta para gerir R$ 52 milhões.
Ocorre que o TCU identificou desvios. O dinheiro estava sendo utilizado para a aquisição de passagens aéreas e a utilização de diárias em preços acima do mercado, bem como o pagamento de bolsas de estudos sem critérios objetivos, além de contratação irregular de servidores.
A ação teve consequências posterior porque, em abril deste ano, ao julgar as contas dos gestores do Ministério da Saúde, o TCU aprovou as contas de Adeilson com ressalva, ressaltando o seguinte: “falhas no monitoramento voltado a garantir que os recursos descentralizados sejam efetivamente aplicados em ações de vigilância em saúde”.
Já em 2011, o O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas denunciou sete pessoas – entre elas o então secretário de Saúde de Maceió, Adeílson Loureiro Cavalcante – por crime contra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a peça, o grupo expedia guias de exames, que nunca foram realizados, em nome de pessoas fictícias, para receber o reembolso do SUS.
Ainda segundo o MPF, artistas famosas – como Suzana Vieira, Carolina Dieckmann, Ivete Sangalo, Bianca Rinaldi, Letícia Spiller, Solange Couto, Rafaela Fischer, Juliana Paes e Vera Holtz – também “emprestavam” o nome para o preenchimento das guias.
Do blogue do Dina


Nenhum comentário:

Postar um comentário