27 novembro 2019

Prefeito Ivanildinho sanciona lei que determina obrigações da gestão municipal e da população no combate ao mosquito transmissor da Dengue



O prefeito Ivanildinho sancionou, na semana passada, a Lei 774/2019 que institui Programa Municipal de Prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika no município de Santa Cruz.
De autoria da própria Prefeitura de Santa Cruz, o programa visa trazer as responsabilidades da gestão municipal e da população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite as perigosas doenças.
Ficou determinado por lei que a secretaria municipal de Saúde manterá trabalho permanente de esclarecimentos e orientações sobre as formas de prevenir a Dengue, Chikungunya, Zika Virus e Febre Amarela, por meio dos seus setores responsáveis. A equipe da secretaria vai começar diversas campanhas educativas para conscientizar a população a não deixar água parada e evitar que o mosquito se prolifere.
Já a população será responsável por adotar as medidas necessárias à manutenção de suas propriedades e terrenos limpos, sem acúmulo de lixos e materiais inservíveis, de modo a evitar as condições que proporcionem a instalação e proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti.
A lei determinado ainda que os proprietários de terrenos ou estabelecimentos residenciais, comerciais e públicos, que tiverem irregularidades nos locais, receberão um alto de infração e posteriormente, caso o problema persista, eles podem ser multados, para que a situação seja sanada.
Segundo Ivanildinho, a lei é essencial para que todos possam saber de seu papel neste combate e cumprir o que for determinado. “Este ano, enfrentamos uma epidemia de Dengue e o hospital regional Aluízio Bezerra ficou super lotado com nossa população, situação que não queremos ver no próximo ano acontecer, pois a saúde das pessoas tem que ser em primeiro lugar e a prevenção é a melhor forma de se evitar graves problemas”, enfatizou o prefeito município.
Como Santa Cruz é um dos municípios que tem alto risco de epidemia para o próximo ano, algumas medidas já estão sendo tomadas em busca de minimizar as chances do mosquito se proliferar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário