11 janeiro 2021

HOMENAGEM A MONSENHOR AÚSÔNIO TÉRCIO DE ARAÚJO




Ausônio Tércio de Araújo nasceu em Currais Novos, no dia 12 de outubro de 1935. Tornou-se oficialmente caicoense com a Lei 409 de 06 de abril de 1968, quando recebeu O Diploma de Cidadão Caicoense, conferido pelo então prefeito Inácio Bezerra e proposto pelo vereador Salatiel Costa. Eram seus pais Ausônio Araújo e Maria Dalila Gomes. Seu pai era funcionário da prefeitura local, exercendo a função de agente fiscal. Foi batizado na matriz de Sant’Ana de Currais Novos, em 16 de novembro de 1935, pelo padre Benedito Basílio Alves e teve como 
padrinhos Elysio Galvão e Letícia Pereira Galvão. Em sua identidade pessoal, sempre fez questão de destacar a profissão de professor. Mestre em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, padre Tércio também valorizou habilidades rotineiras com arte esporte. 
Viajou pela Europa, pondo em prática o latim, o Francês, o Italiano, o Espanhol e um pouco do Inglês, que também  dominava.
Vale destacar suas passagens, mesmo que rápidas, pelas paróquias de Sant´Ana de Currais Novos, São João Batista de Cerro Corá e Nossa Senhora dos Aflitos de Jardim de Piranhas. Atualmente era Vigário Paroquial de São José de Caicó. Nesta, ele começou como Capelão, na época em que Caicó só tinha a Paróquia de Sant´Ana.

Entre várias pastorais que padre Tércio apoiou e coordenou, ele se destacou como assistente espiritual das seguintes instituições: JOC (Juventude Operária Católica), SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo), Circulo operário, Serra Clube de Caicó, Legião de maria, Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Renovação Carismática Católica.

Animados pela Doutrina Social da Igreja, ele presidiu o DDAS – Departamento Diocesano de Ação Social, denominado Cáritas do Seridó e em nossos dias, Cáritas Diocesana de Caicó. Sua participação foi decisiva ainda para o MEB – Movimento de Educação de Base e para projetos como escolas para os pobres, abrigos e fundação de cooperativas e sindicatos.

Foi pro Vigário na época em que monsenhor Walfredo Gurgel foi Vigário Geral. Quando monsenhor Walfredo assumiu O Governo, durante o bispado de Dom Manuel Tavares, padre Tércio foi nomeado Vigário Geral. Foi Vigário Geral também com os Bispos Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Jaime Vieira Rocha. Nas transições entre Dom Heitor e Dom Jaime, padre Tércio, agora monsenhor, assumia o comando da Igreja do Seridó como Administrador Diocesano. Em nossos dias, padre Tércio atuava como Vigário Paroquial da Paróquia de São José de Caicó, Conselheiro Assistente da Fundação Sant´Ana, Diretor Espiritual da Escola Diaconal e Assistente Espiritual do Movimento Serra do Brasil.

Veja mais essa linda de amor a vida, VEJA AQUI , NO PORTAL DIOCESE DE CAICÓ

Fonte : Portal da Diocese de Caicó




Nenhum comentário:

Postar um comentário