01 fevereiro 2021

Apoio do PT racha o DEM de Maia: entenda como isso favorece a candidatura de Arthur Lira .

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que foi líder da sigla em 2019, lidera um movimento de insatisfeitos dentro do partido que promete romper com o bloco apoiado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na eleição da Câmara. O apoio formal de partidos da esquerda — sobretudo o PT — ao grupo político de Maia não foi bem recebido pela ala antipetista do DEM, que conta com 13 congressistas — e pode chegar a 17 deputados.

A bancada do DEM tem um pré-acordo para reconduzir o deputado Efraim Filho (DEM-PB) à liderança do partido. O problema é que, ao assinar a carta que formaliza a composição junto ao PT e outros partidos que apoiam o nome escolhido por Maia, o líder da legenda constrangeu metade de sua bancada, que conta com 28 deputados. Desde a assinatura, Nascimento iniciou um movimento para pressionar Efraim a recuar e se alinhar ao bloco do líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.


Deputados e interlocutores do DEM ouvidos pela Gazeta do Povo explicam, contudo, que o movimento liderado por Elmar Nascimento não é, necessariamente, de apoio incondicional a Lira na disputa pela presidência. Mas, sim, um gesto pragmático para preservar o partido de ser associado ao PT.

Veja mais essa noticia, no Portal Gazeta do Povo, VEJA AQUI

Fonte: Portal da Gazeta do Povo




Nenhum comentário:

Postar um comentário