06 fevereiro 2021

Nova técnica não invasiva de tratamento do câncer de próstata usa ondas sonoras para destruir tumores



A maioria das pessoas provavelmente já ouviu ou viu exemplos de ondas sonoras tão poderosas que podem quebrar vidros. Agora, um novo tratamento contra o câncer de próstata está usando o som para destruir esses tumores. A nova técnica não invasiva para o tratamento de câncer de próstata concentra as ondas sonoras na área do tumor, aquecendo as células cancerosas até que sejam extintas.

“Os resultados até agora têm sido muito bons”, disse o Dr. Sangeet Ghai, da Universidade de Toronto em um comunicado à Sociedade Radiológica da América do Norte (Radiological Society of North America).

“Tratamos uma área menor com esse dispositivo, mas ainda assim obtivemos resultados muito bons. Ao mesmo tempo, os pacientes preservaram sua função erétil e urinária”.

Os pesquisadores dizem que o tratamento específico é mais eficaz do que a cirurgia ou a radioterapia, especialmente para pacientes cujo câncer ainda está confinado à próstata.

O ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) tem como alvo o tecido da doença com a orientação de um scanner de ressonância magnética. Uma sonda é colocada no reto do paciente enquanto ele está sob anestesia geral. Em seguida, ele envia as ondas sonoras intensas para o local do tumor. Não há agulhas ou cortes na pele.

Veja mais essa notícia. no Blog de Robson Pires, VEJA AQUI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário