24 maio 2021

Diretor-geral da PF não foi informado sobre operação contra Salles



O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Maiurino, não foi informado com antecedência da operação que a corporação realizou na semana passada contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim. A informação é do jornal O Globo.

A Operação Akuanduba, deflagrada na última quarta-feira (19/5) com a autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, investiga crimes contra a administração pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

O presidente do Ibama e outros nove agentes públicos foram afastados do cargo. Além de Salles e Bim, outros 16 servidores do Ibama e do ministério foram alvo da ação.

O inquérito que baseou a operação Akuanduba corre em Brasília e é comandado pelo delegado Franco Perazzoni, da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico (Delemaph).

Segundo o jornal, para montar a operação, Perazzoni contou com a aprovação de seu superior, o coordenador de crimes fazendários, Cleo Mazotti, que solicitou às superintendências locais — de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pará — o aparato necessário.

LEIA MAIS

Fonte: Blog de Robson Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário