22 novembro 2021

Pacheco considera realizar sabatina de Mendonça no plenário



O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), considera realizar a sabatina do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no plenário, com a presença dos 81 senadores. Indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Mendonça aguarda desde julho que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), marque uma data para a sabatina . As informações são da jornalista Carolina Brígido , do portal UOL .

Alcolumbre vem recebendo diversas críticas de senadores governistas pela demora para agendar a sabatina. O presidente da CCJ se manifestou alegando que a data ainda não foi marcada porque não foi construído um consenso em torno da questão.

Nos bastidores, porém, é apontado que o senador tem travado o processo da indicação por insatisfação com Bolsonaro . Além disso, Alcolumbre não esconde a preferência pelo atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para a vaga do Supremo.

No último dia 15, a ministra Rosa Weber, do STF, enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido para investigar Alcolumbre pela demora para marcar a sabatina . A PGR, porém, pediu o arquivamento da ação . “Não havendo providências criminais a serem adotadas junto à Suprema Corte pelo titular da ação penal, e sendo incabível a figura da reclamação, entende o Ministério Público que a hipótese é de extinção da presente petição”, disse o parecer assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.

LEIA MAIS

Fonte: Blog de Robson Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário