07 novembro 2021

Ipern convoca aniversariantes de outubro para a Prova de Vida



O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) retomou, a  obrigatoriedade da realização da Prova de Vida dos aposentados e pensionistas vinculados à previdência estadual.

A Prova de Vida é necessária, não só para manter a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários, mas principalmente para evitar fraudes na previdência.

Aposentados e pensionistas que residem em Natal devem se apresentar na sede do órgão, localizada na Rua Jundiaí, 410, Tirol (próximo à Catedral). Já os beneficiários que não residem na capital devem realizar a Prova de Vida nas agências do Ipern, instaladas em Mossoró e Caicó, ou nas Centrais do Cidadão, localizadas nos seguintes municípios: Alexandria, Alto do Rodrigues, Apodi, Caraúbas, Ceará-Mirim, João Câmara, Macaíba, Macau, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi.

Vale ressaltar que, neste mês de outubro, apenas os aniversariantes do mês devem procurar as unidades do Ipern para a atualização dos dados cadastrais. Os aposentados e pensionistas que fizeram aniversário no período de janeiro a agosto, só farão a prova de vida no próximo ano, no respectivo mês de aniversário.

Além disso, a fim de evitar riscos de transmissão da Covid-19, os cidadãos que precisem realizar a Prova de Vida nas unidades do órgão ou nas Centrais do Cidadão deverão continuar seguindo os protocolos sanitários. Entre eles, usar corretamente a máscara de proteção durante todo o tempo em que permanecer no local; e permitir a higienização das mãos com álcool 70% ao entrar e sair da unidade.

Os aposentados e pensionistas que residem em outros estados podem fazer a prova de vida através dos correios.

Para isso será necessário preencher o formulário de recadastramento, disponível no site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br

Acessando o site, clica em serviços, em seguida clica no link Formulários e faz a opção por:  Recadastramento Aposentados Fora do Estado.

Imprimir e preencher o formulário manualmente, a assinatura no formulário terá que ser feita no cartório, para que tenha o  Reconhecimento de Firma por Autenticidade.

Anexar ao formulário cópia autenticada da Carteira de Identidade, do CPF (se o CPF não constar na identidade) e um comprovante de residência atualizado.

Enviar essa documentação pelo Correio, para o seguinte endereço: 

IPERN

Rua Jundiaí, Nº 410 - Tirol

CEP 59020-120     Natal RN

Fonte: Portal do IPERN do RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário