09 fevereiro 2022

Após 13 anos, Águas do Rio São Francisco chegam nesta quarta (9) ao RN pelo governo de Bolsonaro


Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte (RN). O evento de chegada das águas, na cidade de Jardim de Piranhas (RN), a 300 quilômetros de Natal (RN), na Região do Seridó, ocorre no final da manhã desta quarta-feira, 9 de fevereiro, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, de prefeitos, vereadores e políticos da região do Seridó.

O caminho das águas

Para a chegada das águas ao RN, o último passo foi dado no final de outubro de 2021, quando foi aberto o trecho final do Eixo Norte da transposição, na Barragem de Boa Vista, em São José do Piranhas, município paraibano.

Do estado da Paraíba, pela Barragem de Morros, seguindo para a Barragem Boa Vista, ambos localizados em São José do Piranhas, o rio segue pelo túnel Cuncas 2, desembocando no Reservatório Caiçara, que tem duas tomadas d’água. A primeira abastece a Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB). De lá, segue pelo leito do rio Piranhas-Açu, que se tornará um rio perene, e a segunda abastece o Ramal do Apodi. Por gravidade, seguindo o curso do rio, a água chega ao Rio Grande do Norte, primeiro à Barragem de Oiticica e, em seguida, ao Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.

O Ramal do Apodi é o trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá um total de 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. Esse Ramal vai levar as águas do Eixo Norte a 54 municípios nos Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), beneficiando 750 mil pessoas.

O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com previsão de cerca de quatro anos para ser concluída, gerando, pelo menos dois mil empregos diretos e oito mil indiretos.

Entenda a transposição

LEIA MAIS

Fonte: Blog de Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário