15 julho 2022

Ministro da Defesa propõe ‘votação paralela’ com cédula de papel para teste no dia da eleição

 


Foto: BillyBoss/ Câmara dos Deputados

O Ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira, sugeriu o uso de cédulas de papel no dia das eleições. A medida seria uma “votação paralela“, e foi apresentada como proposta de teste para checar a apuração de urnas eletrônicas. A sugestão foi apresentada  pelo chefe da equipe das Forças Armadas que atua na fiscalização do processo eleitoral, Marcelo Nogueira, nesta 5ª feira (14.jul), em audiência no Senado que tratou sobre segurança e a transparência do processo eleitoral. A sugestão foi reforçada pelo ministro.

A gente propõe uma pequena alteração no que está estabelecido, sendo coerente com a própria resolução do TSE“, afirmou o coronel. “Seriam escolhidas da mesma forma que a resolução estabelece, só que, em vez de levar essa urna para a sede do TRE, essa urna seria colocada em paralelo na sessão eleitoral, onde você teria os eleitores com a biometria, de forma tranquila. Então, o eleitor faria a sua votação e seria perguntado se ele gostaria de contribuir para testar a urna“, completou.

A declaração foi dada em audiência que tratou da atuação das Forças Armadas na fiscalização do sistema eletrônico, e foi realizada pela Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC).

Segundo explicou o chefe das Forças Armadas, os servidores fariam a votação em cédulas de papel, que posteriormente seriam conferidas com o boletim de urna. O processo seria, de acordo com a sugestão, adequado à escolha aleatória de urnas. “Com as urnas escolhidas para o teste, modificaria-se pequenos procedimentos no que está estabelecido, mas trará um grau de certeza maior“, defende.

SBT News

Fonte: Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário