24 julho 2022

PL oficializa candidatura de Bolsonaro à reeleição neste domingo, no Rio

 

O PL realiza neste domingo (24) a convenção nacional que oficializará a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro. O encontro está previsto para as 11h, no ginásio do Maracanãzinho.

Após perfis nas redes sociais articularem um boicote à convenção, ao adquirirem ingressos sem a pretensão de comparecer ao evento na tentativa de esvaziá-lo, o PL optou por abrir as portas do ginásio ao público sem necessidade de apresentação do ingresso. Dessa forma, a entrada no evento será por ordem de chegada, com previsão de abertura dos portões às 8h22. O Maracanãzinho tem capacidade para receber 10 mil pessoas.

Há a expectativa de que o nome do general Walter Braga Netto (PL) seja confirmado como candidato a vice na chapa de Bolsonaro. O militar foi exonerado do cargo de assessor especial da Presidência no início do mês.

A analista de política da CNN Renata Agostini trouxe a informação de que está prevista uma fala da primeira-dama Michelle Bolsonaro na convenção, mas ela só será confirmada em cima da hora, segundo um integrante do núcleo duro da campanha. Ainda de acordo com a fonte, o plano de discursar poderia mudar diante de “instabilidade dela [Michelle] de última hora”.

Bolsonaro disputará sua segunda eleição ao Planalto. Na primeira, em 2018, foi eleito ao vencer o ex-ministro Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

No Brasil, desde que o instrumento da reeleição foi instituído, em 1997, todos os presidentes que concorreram ao segundo mandato foram eleitos. Neste ano, no entanto, Bolsonaro aparece na segunda colocação no agregador de pesquisas de intenção de voto CNN/Locomotiva, com 29%, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que soma 46%.

O atual chefe do Executivo terá o apoio de cinco partidos para tentar continuar ocupando o cargo. São eles Republicanos, PP, PSC, PTB e Patriota.

As convenções partidárias foram iniciadas na quarta-feira (20), com o encontro que oficializou a candidatura à Presidência do ex-ministro Ciro Gomes. Depois, foi a vez do PT confirmar a candidatura de Lula, na quinta (21), sem a presença do ex-presidente. Já o deputado federal André Janones foi oficializado no sábado (23). O prazo para a oficialização de candidaturas termina no dia 5 de agosto.

Leonardo Péricles (UP) deve ser oficializado também neste domingo; Simone Tebet (MDB), no dia 27; Felipe d’Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB), no dia 30; Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC), no dia 31; e Luciano Bivar (União Brasil), em 5 de agosto.

CNN Brasil

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros




Nenhum comentário:

Postar um comentário