25 setembro 2022

“Judicialização do STF contra o Executivo é clara”, diz Bolsonaro em debate presidencial


 Foto: divulgação/SBT

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou neste sábado (24.set.2022) que o STF (Supremo Tribunal Federal) promove “clara” judicialização contra o governo. Em debate eleitoral no SBT, o presidente disse que a Corte faz “muita coisa errada” e voltou a criticar o “ativismo judicial”.

A judicialização feita contra o Executivo é clara, quase toda semana tem algo contra o Executivo […]. Essa questão realmente é grave, atrapalha o desenvolvimento do Executivo. O Supremo Tribunal tem que se preocupar basicamente com questão de constitucionalidade e deixar o governo ir para frente”, disse.

O presidente também declarou que os 2 ministros que indicou ao STF durante seu mandato, Nunes Marques e André Mendonça, “são uns dos mais lúcidos integrantes daquela Corte”. Ele respondia a uma pergunta sobre as eventuais indicações que fará para vagas no STF, caso seja reeleito. O candidato Ciro Gomes (PDT) comentou sua resposta.

“Tenho certeza, caso reeleito, indicarei mais 2. Com 4 pessoas lá dentro pensando em prol do Brasil, o Supremo mudará a forma de agir, não mais interferirá tanto na vida de todos”, disse.

O presidente criticou ainda recentes decisões de ministros do Supremo, como a suspensão de decretos presidenciais sobre os cortes do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e sobre a facilitação do acesso a armas e munições.

O Supremo não é um Poder que está imune a críticas, eles fazem muita coisa errada, não é pouca, não. Ciro [Gomes], se coloque no meu lugar, governar o país com o ativismo judicial como existe no Supremo Tribunal Federal”, disse.

O debate deste sábado é organizado por um pool de 6 veículos de imprensa: SBTCNN BrasilEstadão/EldoradoVejaRádio Nova Brasil e Terra. Haverá 4 blocos e a mediação será do jornalista Carlos Nascimento. Dividido em 4 blocos, o debate tem duração de 2h15.

Participam do debate Simone Tebet (MDB); Jair Bolsonaro (PL); Ciro Gomes (PDT); Soraya Thronicke (União Brasil); Padre Kelmon (PTB); e Felipe d’Avila (Novo). Esse é o 2º debate entre os candidatos nas eleições de 2022.

Poder 360

Fonte: Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário