06 outubro 2022

União Brasil libera diretórios a apoiar Bolsonaro ou Lula no 2º turno

 

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, anunciou nesta quarta-feira (5) que liberou a bancada e os diretórios para apoiar Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.

Antes mesmo do posicionamento do partido, os dois governadores da legenda, eleitos em primeiro turno, Mauro Mendes, no Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, em Goiás, anunciaram que vão apoiar o presidente Jair Bolsonaro. O senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro, também declarou apoio ao presidente.

Já a candidata à Presidência da República pelo partido, a senadora Soraya Thronicke, afirmou que não vai apoiar nenhum dos candidatos que disputam o Planalto.

União Brasil em São Paulo
Na disputa ao Governo de São Paulo, a legenda anunciou apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), que enfrenta Fernando Haddad (PT) no segundo turno. A decisão acontece logo após o tucano Rodrigo Garcia (PSDB), e atual governador do estado, também manifestar defesa à eleição do ex-ministro do governo Bolsonaro. 

Mais cedo, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), também declarou apoio à candidatura de Tarcísio. "Ele assumiu os compromissos de manter os programas que estão em andamento", comentou o prefeito. A cidade é berço eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Distrito Federal
Segundo o presidente do União Brasil no Distrito Federal, Manoel Arruda, a legenda vai apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro. Em entrevista ao R7 nesta quarta-feira (5), ele destacou que o posicionamento do partido é uma questão de coerência.

Arruda é suplente da senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) e disse que já tinha pedido autorização para o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, para apoiar Bolsonaro no primeiro turno. A conversa com Rueda aconteceu em agosto. "Até por isso, fizemos essa aliança com Damares", destacou.

O presidente local do União Brasil demonstrou entusiasmo ao falar da eleição da senadora e da disputa entre Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. "Ela foi um fenômeno nessa eleição e tem a proximidade e a defesa da mesma pauta que Bolsonaro. A Damares é o Bolsonaro de saia. Eu, como primeiro suplente dela, vou trabalhar muito pela reeleição so presidente", afirmou.

Manoel Arruda disse que o diretório nacional demonstra ter uma inclinação para apoiar a reeleição do atual presidente da República e lembrou que vários senadores do União Brasil estiveram com Bolsonaro no encontro desta quarta no Palácio da Alvorada. Ele disse também  que muitos governadores da legenda apoiam o presidente.

R7

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros




Nenhum comentário:

Postar um comentário