20 novembro 2022

COP27: acordos dão falsa sensação de combate às mudanças climáticas

 

Foto: Reprodução

Planejada para conter as mudanças climáticas e combater o aumento da temperatura global, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) caminha para o seu encerramento, com as negociações mais importantes ainda em jogo e a instauração de acordos nada claros.

O encontro deveria terminar na última sexta-feira (18/11), mas, devido ao atraso das discussões e à falta de um consenso, acabou prorrogado até sábado (19/11). Na reta final da conferência, representantes de governos sinalizaram positivamente ao acordo de criação de um fundo para compensar países considerados vulneráveis por perdas relacionadas às mudanças climáticas. No entanto, o texto final precisa ser votado e aprovado de forma unânime pelos países participantes.

Divergências de última hora atrasaram ainda mais o fechamento do acordo, considerado histórico para o enfrentamento à questão climática. Ainda assim, especialistas temem que a conferência termine com poucos resultados concretos.

“Se olharmos para o resultado final como temos hoje, a COP no Egito avançou pouco como implementação. Não teve avanço no artigo 6, o debate sobre financiamento está travado, e o de perdas e danos também”, explica o pesquisador do ClimaInfo Bruno Toledo, que acompanhou a conferência em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Mesmo diante da grande expectativa quanto ao seu potencial de implementação de medidas, a conferência é denominada agora de COP da “repetição”.

Metrópoles

Fonte: Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário