31 dezembro 2022

Mourão edita decreto que reduz alíquotas do Pis/Pasep e Cofins

 

Às vésperas da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente em exercício, Hamilton Mourão (Republicanos), editou um decreto que reduz alíquotas do Pis/Pasep e Cofins incidentes sobre receitas financeiras no regime não-cumulativo. Ou seja, beneficia os investimentos e operações relacionados à alta volatilidade do dólar frente ao real.

O decreto foi publicado na noite de sexta-feira (30/12) na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A medida tem efeito imediato.

Antes da posse de Lula, que será realizada neste domingo, dia 1º de janeiro, Mourão ainda fará, às 20h deste sábado (31/12), um pronunciamento em rede nacional. Jair Bolsonaro (PL) está nos Estados Unidos e não vai passar a faixa presidencial ao petista. Mourão também indicou que não fará o rito democrático.

Altas oscilações do dólar

Pelo texto editado pelo presidente em exercício, as alíquotas são reduzidas em 0,33% (Pis/Pasep) e 2% (Cofins). Antes, os tributos estavam no patamar de 1,65% e 7,60%, respectivamente. Porém, receitas específicas que o percentual já é menor, em 0,65% e 4%. Outras, mais extraordinárias, chega a 0%.

A queda nas alíquotas faz com as altas oscilações do dólar não atinjam os investimentos de pessoas jurídicas. A medida inclui “decorrentes de operações realizadas para fins de hedge, auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não-cumulativa das referidas contribuições.

Leia Mais essa noticia no Blog de Robson Pires, VEJA AQUI.

Fonte: Blog de Robson Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário