23 fevereiro 2023

Oposição quer fiscalização individual de ao menos 10 ministérios do governo Lula

 A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara pretende formar um grupo para fiscalizar, individualmente, pelo menos 10 ministérios do governo. A ideia é que cada deputado acompanhe de perto as ações das pastas com orçamentos vultosos, como Educação e Saúde, e aquelas que têm mais importância política, a exemplo do Ministério da Fazenda.

Trata-se de uma estratégia inspirada no “shadow cabinet” – gabinete sombra, em tradução livre –, que funciona em países parlamentaristas, como Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Portugal e Espanha. No parlamento britânico, os integrantes da equipe são escolhidos pelo líder da oposição e reproduzem os ministérios. Cada parlamentar lidera uma área específica, questiona as políticas adotadas e se apresenta como membro de um futuro governo alternativo ao que está no poder.

A iniciativa na Câmara é liderada pelo deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que foi procurador e coordenou a força-tarefa do Ministério Público na Lava Jato. A intenção do grupo é começar o trabalho com dez ministérios e depois aumentar o número de pastas fiscalizadas. O gabinete de Dallagnol, que não tem cargo de liderança na Casa, iniciou uma espécie de “mapeamento” dos colegas para, então, convidá-los a participar da empreitada.

Na lista dos ministérios com os maiores orçamentos da Esplanada constam Previdência, Desenvolvimento e Assistência Social – que toca o programa Bolsa Família –, Saúde, Educação, Defesa, Trabalho, Fazenda, Transportes, Cidades e Justiça. Juntos, eles tomam conta de R$ 1,8 trilhão.

Leia Mais essa noticia. no Blog de Gustavo Negreiros, Veja aqui.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros




Nenhum comentário:

Postar um comentário