03 março 2023

Caern alerta para uso racional de água no Seridó

O açude Dourado não tem mais água suficiente para atender Currais Novos, município do Seridó potiguar, e a Caern está enviando água do Açude Gargalheiras para atender a cidade. Mesmo com a redução no volume de água, que chega na zona urbana, é possível abastecer todos os bairros de Currais Novos de forma igualitária. A região Seridó é a que possui mananciais com volumes mais baixos em 2023 e a Caern recomenda uso consciente de água.

            Açude de Currais Novos se encontra seco e Caern alerta para racionamento                      no Seridó

A previsão de chuva para esse ano é dentro do normal a acima do normal no Estado, entretanto, a distribuição nem sempre é igual para todas as regiões que a Caern abastece. O RN tem atualmente sete cidades em rodízio e uma em colapso parcial que é Serra do Mel. Se não chover o número de rodízios pode aumentar, particularmente no Seridó.

O Zangarelhas, também em Jardim do Seridó, já não tem água desde o ano passado. A Caern passou a usar a água da barragem Passagem das Traíras para abastecer Jardim. Mas em 13 de janeiro passado, Passagem das Traíras colapsou e a cidade agora está sendo abastecida pelo Boqueirão de Parelhas. 

Bodó e Lagoa Nova estão em rodízio de abastecimento desde o final do ano passado por causa da ausência de chuvas. A previsão é que se não chover a próxima cidade que terá dificuldade será Santana do Seridó, a água disponível é suficiente para abastecer por mais dois meses. Cerro Corá e Equador têm água disponível em seus mananciais até meados de 2023.





Nenhum comentário:

Postar um comentário