09 março 2023

Control é alvo de operação sobre desvios de recursos

A Controladoria-Geral do Rio Grande do Norte está no foco de investigação sobre supostos desvios de recursos públicos. Na manhã de ontem, policiais civis cumpriram mandados no local e em outros três endereços em Natal e na Grande Natal para apurar as possíveis irregularidades que teriam ocorrido em 2020. A investigação transcorre em sigilo e o ex-controlador-geral do Estado, que estava no cargo à época, e atual secretário de Administração do Rio Grande do Norte, Pedro Lopes, está em silêncio.


Secretário de Administração do RN, Pedro Lopes comandava a Control no período investigado


A operação da Polícia Civil foi deflagrada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Segundo informou a corporação, a ação faz parte de uma investigação  que apura supostos desvios ocorridos em 2020, realizados por servidores e ex-servidores públicos que visavam cargos eletivos. Em 2020, o então controlador-geral do Estado não disputou eleição, mas foi candidato a deputado estadual no pleito de 2022. Não há a confirmação sobre quais suspeitas recaem sobre Pedro Lopes e os demais servidores investigados.

Por parte do Governo do Estado, o silêncio só foi quebrado por uma nota encaminhada pela própria Control-RN. O órgão explicou que a sede do órgão foi alvo de busca e apreensão realizada pela Polícia Civil, confirmando que a ação é um desdobramento de investigação de supostos crimes cometidos por “servidores e ex-servidores públicos outrora lotados” na controladoria. Ainda em nota, a Control disse que, ao tomar conhecimento da investigação, determinou a instauração imediata de auditoria para apurar eventuais desvios de condutas praticados, além de solicitar à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) a designação formal de procuradores para o acompanhamento do caso. “Ademais, esta Controladoria determinou à Corregedoria-Geral a abertura de procedimento para apurar a responsabilidade dos servidores e ex-servidores envolvidos”, limitou-se a informar. “A Controladoria-Geral do Estado reitera o seu compromisso com a transparência e mecanismos de controle, bem como se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações em curso”, disse.

A reportagem da Tribuna do Norte tentou o contato com o secretário Pedro Lopes, mas não obteve retorno e foi informada que não estava na secretaria. A Polícia Civil também disse que não daria mais detalhes sobre o caso. 

Leia Mais essa Noticia, na Tribuna do Norte, VEJA AQUI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário