03 março 2023

Deputada critica retenção de macas no Rio Grande do Norte

O problema de retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de outros municípios no Hospital Walfredo Gurgel tem preocupado a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD). A parlamentar voltou a abordar o assunto durante a sessão ordinária de ontem, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Devido à superlotação da unidade hospitalar e falta de estrutura própria no local, os pacientes socorridos ficam aguardando pelo atendimento nas macas das ambulâncias, obrigando os veículos e a equipe a permanecerem no local até que ocorra a liberação do equipamento, fundamental para o transporte de novos pacientes.



“Essa situação gera um problema ainda mais grave que é a retenção da ambulância e da equipe que poderiam estar nas ruas salvando outras vidas. Precisamos que o Governo do Estado encontre uma solução para essa problemática”, cobrou.


Para a deputada, a questão é ainda mais grave quando se trata de ambulâncias de outros municípios. “Muitas vezes o município só tem aquela ambulância para todos os serviços e é comum a demora no Walfredo Gurgel ser de um dia inteiro. Entendo que com boa vontade do poder público a solução poderá ser encontrada e essa problemática resolvida”, destacou.

O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) corroborou com a preocupação da deputada Cristiane Dantas e disse que “vendo isso o nosso mandato já deu entrada nessa casa, em um projeto de lei que proíbe, por parte dos hospitais públicos, a retenção das macas. Automaticamente esses hospitais terão que se adequar a realidade achando solução para esse problema”, informou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário