A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho requer sempre paciência e muita persistência, mas se o candidato que pleiteia uma vaga no Rio Grande do Norte tiver entre 18 e 24 anos, a busca se torna ainda mais complicada. É que de acordo com os dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a taxa média de desemprego para essa parcela ficou em 26,6% em 2022, enquanto para o conjunto de trabalhadores em geral, a taxa ficou em 10,8%. Os números referentes a 2022 excluem os meses de janeiro a março.
Segundo o IBGE, em razão da pandemia de covid-19, a coleta de dados no RN foi interrompida após o primeiro trimestre de 2020 e retomada apenas no segundo trimestre do ano passado. Os resultados do Estado em 2022 ficaram acima da média nacional, cuja taxa de desemprego entre os jovens ficou em 19,2%. Considerando apenas os números locais, o índice no último ano ficou acima da registrada nos 12 meses de 2012 e 2013 (com percentuais em 21,7% e 21,2%, respectivamente – este último percentual é considerado a mínima histórica para o RN no âmbito da Pnad).
Já em 2020, a Pnad Contínua contabilizou dados apenas do primeiro trimestre. Os registros para o recorte dos 18 aos 24 anos ficaram em 35,4%. A falta de experiência é o principal entrave para que os jovens conquistem uma vaga no mercado de trabalho.
Leia Mais essa noticia, no Blog de Robson Pires, VEJA AQUI.
Fonte: Blog de Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário