20 maio 2023

CPI do MST quer ouvir José Rainha, Stédile, Lewandowski e ministros de Lula

 


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara dos Deputados para apurar as ações do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST) já recebeu os primeiros requerimentos dos parlamentares que integram o colegiado. Entre os documentos registrados no sistema da Câmara, estão pedidos de convocação de João Pedro Stédile, líder do MST, e de José Rainha, líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).

Caso aprovados os requerimentos, eles deverão ser chamados a depor na condição de investigados, para esclarecer recentes ocupações de terras organizadas pelos movimentos neste ano, como o chamado “Carnaval Vermelho” e o “Abril Vermelho”.

Até o momento, há dois pedidos para convocação de José Rainha, protocolados pelos deputados federais Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), e Kim Kataguiri (União Brasil-SP). Nas justificativas do requerimento, eles citam o histórico do manifestante, que tem uma série de acusações na justiça envolvendo sua militância no MST, movimento que ajudou a fundar, e na FNL. Hoje, Rainha está preso preventivamente sob a acusação de extorsão. A convocação para ouvir João Pedro Stédile também é solicitadas em mais de um requerimento, para que ele esclareça declarações com ameaças de invasões de terras, em vídeos publicados nas redes sociais em abril deste ano.

Fote> lBlog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário