23 maio 2023

Vinicius Júnior pede punições a responsáveis por agressões racistas

“O que falta para criminalizarem essas pessoas?”, questiona brasileiro

Um dia após sofrer agressões racistas durante um jogo do Campeonato Espanhol, o atacante brasileiro Vinicius Júnior pediu punições duras aos responsáveis por tais atos. Em postagem, nesta segunda-feira (22), em seu perfil em uma rede social, o atacante do Real Madrid (Espanha), perguntou: “O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?”.

“A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos. Tudo registrado. Mas o discurso sempre cai em ‘casos isolados’, ‘um torcedor’. Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha [e até em um programa de televisão]. As provas estão aí no vídeo. Agora pergunto: quantos desses racistas tiveram nomes e fotos expostos em sites? Eu respondo pra facilitar: zero. Nenhum para contar uma história triste ou pedir aquelas falsas desculpas públicas”, declarou o jogador da seleção brasileira

No final de sua postagem Vinícius Júnior afirma que “o problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais”. Segundo o atacante, estas agressões, que têm se tornado recorrentes, “no es fútbol, es inhumano [não é futebol, é falta de humanidade]”.


Na minha infância sofri alguns bullying, que efetava meu emocional e até hoje lembro de algumas coisas, lembro que uma professora uma vez mim, falou nunca der ouvidos, pois isso só cresce. Imagina na proporção que o Vinicius Junior, enfrenta. Está mexendo com o emocional dele e o objetivo é esse, dos torcedores adversários.

Lamentavelmente, o bullying e os atos racistas podem ter um impacto significativo na saúde emocional e bem-estar de uma pessoa, seja ela uma criança, um adolescente ou um adulto. No caso de Vinicius Júnior, que é uma figura pública e um jogador de futebol conhecido internacionalmente, esses atos podem ter uma proporção ainda maior e causar um impacto mais amplo.

É importante reconhecer e condenar qualquer forma de discriminação, incluindo o racismo, e trabalhar para criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todos. A solidariedade e o apoio da comunidade, bem como a conscientização e educação contínuas sobre a importância da igualdade racial, são fundamentais para combater o racismo e garantir que todos sejam tratados com dignidade e respeito, independentemente de sua origem étnica ou racial.

Sim, é extremamente triste e preocupante que Vinicius Júnior, ou qualquer outra pessoa, esteja sofrendo com atos racistas. O racismo é uma forma de discriminação injusta e prejudicial que não tem lugar em nossa sociedade. É importante que apoiemos e defendamos aqueles que são alvos desse tipo de comportamento, e trabalhemos juntos para promover a igualdade, a tolerância e o respeito mútuo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário