02 junho 2023

Venezuelanos tentam nova vida em Natal e criticam governo de Maduro

 Foto: Magnus Nascimento

As condições de vida dos venezuelanos voltaram a ser tema de debate, após a visita do presidente Nicolás Maduro ao Brasil e as declarações do presidente Lula. “Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse Lula se dirigindo a Maduro. Os refugiados venezuelanos em Natal discordam e reclamam das condições de vida no país vizinho.

A vida na Venezuela não era fácil, relata Mizael Gonzalez, 27, marido de Jesenya. Antes de chegar ao Brasil, ele era pescador e habitava a região norte do país com um grupo que reunia mais de 10 famílias. “Na Venezuela, a situação era muito complicada, não tínhamos como sobreviver. Alimentação e economia era muito pouca, não conseguíamos muito”, relata.

Ainda segundo o imigrante, a comida era muito cara e o presidente do país, Nicolás Maduro, “acabou com o povo da Venezuela”.

“Maduro está acabando com o povo da Venezuela. Por isso que estamos saindo de lá, porque Maduro quer acabar com todos os venezuelanos para ficar rico”, diz. O líder do país é acusado de violações de direitos humanos. Entidades como a Anistia Internacional, a Human Rights Watch e a Organização das Nações Unidas (ONU) acusam o governo comandado por Maduro de ser uma ditadura que usa da violência para manter o poder, segundo informações da BBC News.

Tribuna do Norte

Fonte > Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário