31 julho 2023

Com fim do recesso, CPMI do 8/1 retoma trabalho com oitiva do ex-diretor da Abin

 

O retorno dos trabalhos no Congresso Nacional, na próxima terça-feira (1º), será focado nas comissões. Um dos colegiados em evidência é a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, que apura as invasões e depredação dos prédios dos Três Poderes. Para este novo semestre, a Comissão deve ouvir o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha.

O depoimento do ex-diretor da Abin está marcado para a próxima quarta (2), sendo o primeiro convocado a depor na retomada dos trabalhos. Saulo é servidor de carreira do órgão desde 1999, ele comandava a Abin na época da invasão às sedes dos três Poderes. Depois, foi exonerado do cargo, em março.

O ex-diretor da Abin deve prestar esclarecimentos sobre os alertas emitidos pela agência dias antes dos atos golpistas. Ele também deve indicar as autoridades que foram informadas antecipadamente e qual foi o encaminhamento dado aos avisos.

Além da CPMI do 8 de Janeiro, também está em debate na Câmara dos Deputados, a audiência pública na Comissão de Esportes para a debater a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, também na quarta (2). Também deverá ser retomado o debate sobre supostas prisões ilegais no 8 de Janeiro, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, marcado para a quinta-feira (3).

Fonte: Blog de Rpbson Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário