26 julho 2023

Jovem Pan vê verba de publicidade federal desaparecer sob Lula

Dados oficiais mostram que nos seis primeiros meses do governo Lula (PT) a Jovem Pan praticamente desapareceu da relação de emissoras e empresas escolhidas para veicular a publicidade oficial do governo federal.

Nos quatro anos de Bolsonaro (2019-2022), a rede de rádio e TV havia firmado contratos que somaram R$ 18,8 milhões, de acordo com informações públicas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, excluída aí a publicidade de bancos e gigantes estatais, como a Petrobras.

O valor colocou a Jovem Pan nos anos Bolsonaro como a 12ª empresa com mais verbas de publicidade federal. Já sob Lula o único registro no sistema de divulgação de verbas federal em 2023 é de apenas R$ 2.413 para uma rádio afiliada de Manaus, para veiculação de campanha de combate à tuberculose.


Folha de S. Paulo



COMENTÁRIO: Para quem acompanhou o governo passado e percebeu que, em alguns momentos, havia uma forte mídia contra o governo, é importante destacar que nunca houve exclusão de emissoras nas divulgações públicas. O que ocorria era um gasto menor com publicidade. Para comprovar isso, obtive dados divulgados no Twitter pelo deputado Mario Frias, que mostram um gasto maior do atual governo em menos de seis meses, o que se aproxima do montante gasto durante os quatro anos do governo Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário