28 setembro 2023

Equipe com 20 pessoas viaja para cirurgia de Lula


Foto: Jim Watson/AFP

Uma equipe de médicos e outros profissionais da saúde do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, embarca hoje para Brasília, com a função de inspecionar e preparar o ambiente cirúrgico onde será feita a operação do quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), amanhã, 29.

A ida será dividida em duas partes: o primeiro grupo viaja hoje de manhã, o segundo à noite.

O time será formado por cirurgiões, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros, auxiliares cirúrgicos. Parte deles participará da operação, parte irá acompanhar o pós-operatório do presidente na UTI e no quarto.

A cirurgia à qual Lula vai se submeter é chamada de artroplastia do quadril, que é a substituição da cabeça do fêmur (com diâmetro por volta de 5 cm) por uma prótese.

A operação é considerada de grande porte, ou seja, quando o procedimento está associado a perda sanguínea maior. A cirurgia é com anestesia geral e está prevista para durar de 2 horas e meia a 3 horas.

Lula deverá sair do hospital em cadeiras de rodas, mas a previsão é que ela seja dispensada depois. Ele deverá usar andador, ao longo de cerca de 4 a 6 semanas.

O Globo

Fonte: Blog do BG



Nenhum comentário:

Postar um comentário